Aula de Empreendedorismo

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

[img=1]

O momento de escolher a profissão para prestar vestibular é delicado e costuma gerar tensão para pais e filhos. A adolescência é um momento de transição e descobertas e a escola é o local ideal para o estudante desenvolver as competências necessárias para tomar essa decisão.

Para isso, o Sistema Anglo de Ensino tomou uma iniciativa interessante, lançou neste ano o material “Empreender”, destinado a alunos do Ensino Fundamental II e Médio. A proposta é desenvolver no aluno potencialidades que o tornem uma pessoa inovadora, seja na vida profissional ou pessoal.

O enfoque das aulas não está só em conceitos de administração e economia ou em discutir o mundo dos negócios e sim proporcionar recursos intelectuais e emocionais para que o adolescente esteja preparado para enfrentar as dificuldades deste momento de escolha.

“Empreendedor é aquele que cria e, se necessário, recria. Não se contenta em seguir por caminhos já conhecidos, mas é capaz de abrir novos, sabendo como criar ou utilizar oportunidades. Persistente, ele acredita em si mesmo, sonha, determina suas metas, planeja as suas ações e sabe buscar os meios e os recursos necessários para ser bem sucedido”, explica Uratã Caldeira, um dos autores do material.

O conteúdo dá a chance de conhecer exemplos de empreendedores, não só os que estão diretamente no universo dos negócios, mas de outros estudantes que foram bem sucedidos em suas escolhas. Assim, os alunos serão motivados a desenvolver as características citadas pelos especialistas no assunto.

Muitas escolas parceiras do Sistema Anglo, como o Colégio Miranda (São Paulo/SP), já estão aplicando o material. “Nós sentíamos a necessidade de abordar assuntos ligados à ética e à liderança pessoal e profissional, por isso optamos por aplicar o empreendedorismo. É um tema que deve ser discutido nas escolas”, finaliza a coordenadora pedagógica do colégio, Nanci Nunes.

Por Karina Conde

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente