Atuar no mercado internacional - questão de sobrevivência

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Atuar no mercado internacional

Olá, viajada leitora, chegamos ao meio do ano de 2012. Para alguns o ano do fim do mundo. Porém, enquanto aguardamos este grandioso evento internacional, podemos e devemos observar e analisar como anda esse mundão em que vivemos.

Desde quando nosso brasileiríssimo Santos Dummond resolveu que a humanidade merecia asas para ver o mundo, uma transformação sem precedentes teve início, e sem previsão para encerrar!

Conhecer o mundo ficou muito mais fácil, ter amigos estrangeiros se tornou natural, conhecer produtos e serviços de outros países se tornou uma necessidade. O mundo perdeu suas fronteiras quando falamos de informações.

Mas aí você me pergunta: O que isso tem a ver com o meu dia a dia de trabalho? E eu lhe respondo: Tudo. Independentemente da área em que você trabalha. Não importa se no seu caso se trata de um pequeno mercadinho de bairro ou uma grande empresa que fatura milhões. Digo-lhe uma coisa: seus clientes estão mais exigentes que nunca. Eles têm informações e, mais que isso, informações que permitem uma comparação internacional.

Digo isso, pois a possibilidade de confrontar informações cresceu, e cresceu muito, dando a todos a possibilidade mundial de efetivar comparações. Aferições de produção, preços, modelos de negócios, novos produtos, serviços, atendimento e tudo mais que possa impactar seus negócios. Então lhe pergunto, o mundo está se internacionalizando, e você?

A tendência de internacionalização não é mais exclusividade de países desenvolvidos, mas sim obrigação de todos que querem seu espaço no mercado. O que distingue os países são as forças e fatores que levam as empresas a buscarem alternativas no mercado externo. E cabe a todos estarem atentos aos sinais que indicam que momento de olhar para fora chegou. Alguns dos motivos e sinais são:

Incentivos governamentais

Mercado doméstico saturado

Obtenção de maiores lucros

Melhora na imagem do produto no mercado interno

Diversificar mercados e riscos

Disponibilidade de produtos diferenciados

Aparecimento de oportunidades de mercados em crescimento

Ameaças de empresas internacionais no mercado interno

Como se vê, o ingresso no mercado internacional é influenciado por fatores que podem ser desde determinar a sobrevivência de uma empresa, a se obter maiores lucros. Oportunidades estas que devem fazem uma empresa abrir mão da "comodidade" e do conforto do nosso conhecido país de origem, dos padrões de qualidade já estipulados e dos produtos já adaptados à realidade local, para se jogar nesse mundo a fora.

Porém, como nem tudo são flores, é importante que a empresa se prepare com cuidado para este passo. Da simples exportação/importação, até os mais complexos níveis de internacionalização, é necessário que a empresa arrume a casa, busque o máximo de informações e apoio possível, para então dar as caras para o mundo com o menor risco possível.

A empresa deve estar preparada para enfrentar um novo idioma, um mercado com exigências e padrões diferentes, novas leis e diferentes canais de vendas, relacionamentos e padrões de comunicação. Parece assustador e complicado, mas eu lhe informo: Apenas parece.


Para sua empresa ser internacional é muito mais simples do que parece, e independentemente do porte do seu negócio, as soluções apropriadas para a sua estrutura, budget e oferta de produtos/serviços estão borbulhando no mercado. Basta dar o pontapé inicial e buscar ajuda para se fazer isso.

Digo-lhe mais, hoje isso não é mais um diferencial de sua empresa, mas sim um fator de sobrevivência!

Katherine Guimarães, sócia diretora da BR Insight - Soluções Internacionais, e articulista colaboradora da Plataforma Brasil Editorial
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente