Atitudes para manter a reputação da pequena empresa

Pequena empresa

Foto: Rana Faure/Corbis

Não é fácil tocar uma pequena empresa, e isso vale para qualquer setor e em qualquer atividade. A marca não está estabelecida, a confiança do público-alvo ainda não se provou firme e o futuro incerto se apresenta como um horizonte a ser construído repleto de surpresas e contratempos.

Mas vale a pena. Trata-se de uma aventura única, que com êxito, pode render muito mais do que histórias para contar. Contudo, enquanto isso, alguns cuidados podem abreviar o tempo de maturação natural para se conquistar credibilidade, respeito empresarial e a fidelidade de um público-alvo.

Trata-se do velho clichê de "pensar grande", mesmo sendo pequeno, mas sem megalomania.

Vamos então a algumas dicas preciosas:

Aspectos comportamentais

1. Evite afetações de linguagem ao se comunicar com o público. Privilegie a objetividade, a elegância da comunicação e a clareza. Menos é mais;

2. Tenha sempre uma atitude realista em relação ao futuro do seu empreendimento. Livre de euforias, bravatas e expectativas irrealistas, mas repleta de firmeza de propósito e confiança;

3. Fuja do lugar comum, dos modismos baratos, das bobagens apregoadas como "a última onda" ou similares. No lugar disso, atitude e personalidade;

4. Internamente, na medida em que você deixa de ser a única pessoa a conduzir tudo e novos colaboradores vão surgindo, crie pouco a pouco uma cultura repleta de originalidade e respeito ao senso crítico. Esse sistema reciclará a sua empresa ao longo do tempo, ajudará a contornar obstáculos - pois mais cabeças pensantes pensam melhor do que apenas uma -, além de garantir melhor competitividade ao atrair melhores e mais exigentes profissionais.

Aspectos práticos e de gestão

1. Uma apresentação impecável pode muito bem estar presente na sua empresa, independentemente do porte. Ambientes limpos, organizados, bem cuidados e sem afetações (que invariavelmente custa caro) transmitirão a imagem de uma organização bem gerida, consistente e confiável.

2. Mantenha atualizada uma apresentação da sua empresa, seja ela em texto impresso ou em arquivo eletrônico, desde que seja cuidadosamente concebida, com objetividade, apuro e excelente disposição de conteúdo. O mesmo vale para o seu site ou outros ambientes de comunicação institucional;

3. Procure as associações de classe ou iniciativas organizadas do seu setor. Nestes ambientes, um empresariado sólido e bem constituído convive com novatos e voluntariosos participantes. Participar ativamente destes organismos projeta a sua iniciativa, a sua marca e tira a sua empresa do lugar comum da acomodação e do anonimato.

4. Disciplina e organização não são privilégios de grandes grupos ou multinacionais. Com um planejamento cuidadoso e rigor no seu cumprimento, você poderá surpreender e superar expectativas garantindo uma determinante contribuição para a solidez de sua imagem;


5. Pontualidade nos compromissos financeiros. Poucas atitudes garantem mais confiabilidade do que honrar pagamentos em dia;

6. Mantenha sua documentação fiscal e contábil rigorosamente em dia. Não relegue a um segundo plano as atividades da sua contabilidade e monitore o trabalho de perto.

É isso, refeição bem feita, quente, servida em ambiente limpo e atencioso. Óbvio? Pode parecer, mas não é. Tenha certeza de que é muito mais incomum (e possível de ser implementado) do que se imagina.

Boa sorte e até a próxima!

Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial , empresa que atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.

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