Aproveite as férias para estudar

Aproveite as férias para estudar

Julho está chegando e com ele as férias de meio do ano. Com um mercado de trabalho competitivo como o atual, vale a pena sacrificar um pouco da diversão em prol do futuro profissional, especialmente no caso de quem está na faculdade, bem próximo de deixar de ser estudante e ter que encarar o mercado.

O diretor de comunicação de um site especializado em conseguir estágios para jovens, Giuliano Bortoluci, explica que na hora de escolher o que vai estudar nas férias é importante a pessoa pensar qual é a sua maior necessidade no momento. Por exemplo, se não tem boa fluência em inglês, é hora de investir nisso, já que ter um a segunda língua é necessidade básica em quase todas as áreas.

“Algumas escolas de inglês têm cursos intensivos durante o mês de julho, pode ser muito bom para dar uma melhorada, aproveitando que esse período é mais tranqüilo para o estudante, que muitas vezes durante o resto do ano não tem tempo já que tem aula, estágio, etc.”

Se não tem dinheiro para investir em um curso não há problema, Giuliano dá a dica. “A pessoa pode se virar sozinha, na internet é possível ter acesso há muito conteúdo.” Então não tem desculpa, é só correr atrás.

Quem já tem fluência em uma segunda língua pode optar por buscar cursos que tenham a ver com a sua área de atuação, o que nunca é demais. “Tem que se mexer, senão outros se mexem e ficam com a sua vaga no mercado de trabalho”, aconselha o diretor.


Bortoluci dá outra dica interessante: se o estudante é tímido ou então tem dificuldade de liderança ele pode optar por cursos de artes ou esportes. “Com o esporte a pessoa aprende a se comportar em grupo e buscar liderança. Com o teatro ela aprende a falar em público e assim não precisará mais temer falar em uma reunião, por exemplo.”

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: carreira faculdade estudo curso inglês línguas