Apresentações criativas - inspire-se no TED

Apresentações criativas  TED

Quem acompanha o TED (Technology, Entertainment and Design), evento global que envolve uma série de palestras, sabe que não é preciso muito para fazer apresentar uma boa ideia. Basta apostar na simplicidade e criatividade. Por isso, antes de preparar a sua, inspire-se em algumas delas e veja alguns toques preciosos:

"Uma dica é pegar o tema principal e dividir em blocos menores, como começo, meio e fim, ou por assuntos 1, 2, 3 e 4. Isso facilita a memorização e a condução do raciocínio. Lembre-se também de que uma imagem diz mais que mil palavras. Portanto, substituir textos por imagens significativas também é uma dica valiosa", orienta Meiry Kamia, palestrante e consultora organizacional.

A profissional, que também é Diretora da Meiry Kamia - Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, conta que ousar é fundamental para tornar a apresentação atraente, pois o ser humano se dispersa de maneira muito rápida. "Além das técnicas de oratória que envolvem modulação da voz, velocidade e pausas, o palestrante também pode contar com outros recursos como histórias e contos", indica.

Meire dá outra dica importante: quando o participante se vê envolvido no processo, o resultado é muito melhor. Assim, o palestrante pode criar situações que envolvam a participação ativa da plateia. "Adultos só se motivam para aprender quando o assunto tratado tem alguma serventia prática para o seu dia a dia. Logo, fazer ‘pontes’ entre o assunto tratado e a vida cotidiana faz com que o ouvinte se sinta envolvido no processo e participe ativamente dele".

TED - inscrições abertas!

O TED, série de palestras de até 18 minutos sobre temas variados, vai abrir um processo seletivo pela primeira vez. Até então, todos os palestrantes eram convidados.


As inscrições para participar da edição 2013 estarão abertas em abril e a seleção vai acontecer em 14 cidades. São Paulo será a única da América Latina a abrigar uma etapa da seleção. Na terra da garoa serão escolhidos 30 semifinalistas, que participarão de uma nova etapa no dia 11 de junho, na qual deverão falar por seis minutos em inglês. Os 50 melhores apresentadores, escolhidos em votação pela internet, terão seus vídeos postados no site da organização.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente