Ansiedade por informação

Informação é algo valioso e importante, eu sei. A sentença de que, quem tem informação tem poder é antiga, batida e mais do que assimilada. Isso muito antes da chamada era digital ou do surgimento da internet.

No passado foi perseguida e, sendo ela muito escassa, demandava esforço e busca permanente. Mas hoje o jogo se inverteu. É ela que nos persegue, exigindo uma capacidade de triagem para a qual nem sempre o nosso cérebro está preparado. E pouco a pouco, um novo desafio surge: Como filtrar a enxurrada cotidiana de informações e novidades? Como lidar com isso e ainda assim sermos produtivos, eficientes e focados? Não é nada fácil.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas úteis, sempre com um olhar para dentro dos ambientes de trabalho, arena na qual essa guerra é travada em grande intensidade, e onde seus participantes são exaustivamente cobrados por dominá-la. Lá vai:

Saiba claramente qual ó seu foco de interesse

Isso passa por um claro dilema. Saber um pouquinho de tudo, ou aprofundar naquilo que de fato faz diferença. A escolha é sua.

Fuja do bombardeio diário de informação

Não caia jamais na tentação de tentar ler tudo o que está publicado. Você perceberá um fenômeno: Uma montanha de assuntos repaginados, com novas denominações que aparentemente diferem entre si, mas que no fundo se repetem cansativamente.

Escolha poucas e confiáveis fontes

Facilitará o seu discernimento e certamente trará informações dotadas de maior credibilidade.

Poupe os ouvidos

Saiba filtrar o que escuta, selecionando aquilo que for mais interessante e útil, jogando fora as frívolas bobagens do dia-a-dia.

Organize-se

Estabeleça claramente quais são os assuntos nos quais deseja atualização. Isso vai não só trará economia de tempo, como ajudará a controlar a ansiedade por estar informada.


Por fim, lembre-se sempre. Informação é algo muito diferente de conhecimento. Esse último é fruto da capacidade associativa, da nossa curiosidade e, é claro, de um ingrediente fundamental: informação de qualidade.

Gustavo Chierighini, atento observador do universo corporativo, é fundador e publisher da Plataforma Brasil, especializada em informações e conteúdos de inteligência empresarial. www.pbrasilnet.com.br

Comente