Amigo secreto da empresa: participar ou não?

Embora seja um momento de descontração, é bom saber se comportar para não queimar o filme!
Amigo secreto da empresa participar ou não

Foto: Getty Images

Dezembro chegando e, com ele, as confraternizações de final de ano. Nesse momento, muitas empresas estão preocupadas com o lugar, a organização do churrasco e no tradicional "amigo secreto". É aí que começa o dilema: "Como me comportar durante a festa?", "O que comprar para a pessoa sorteada"?


Tudo bem que participar da brincadeira é opcional, mas não interagir com os colegas de trabalho, justo na festa de fim de ano, pode criar um mal estar no ambiente de trabalho. Outro obstáculo comum na brincadeira, também, é após o sorteio, com as reações das pessoas ao sortear o nome de um colega. Se for uma amiga, ótimo. Se não for, não demonstre insatisfação ou faça comentários com outros colegas. Pedir para sortear de novo ou trocar o amigo com outro funcionário também é péssimo.

E agora, que presente comprar?

Para não errar na escolha do presente, faça o possível para descobrir o perfil e os gostos da pessoa sorteada. Converse com pessoas mais próximas do seu amigo secreto, pois eles sempre comentam sobre os hobbies, time do coração ou música favorita que poderão ajudar muito nas suas compras.

Dica: CD, DVD, livros, bebidas, roupas e lembrancinhas que possam ser utilizados no ambiente de trabalho são mais comuns, mas você pode comprar algo mais pessoal, caso conheça bem o sorteado.

Como devo agir?

Fique atenta para não extrapolar durante a entrega do presente. Não faça muitos elogios e gestos se seu amigo secreto for o seu chefe, por exemplo. Em ocasiões como essa é muito comum a pessoa passar a ser vista como um "puxa-saco" pelos seus colegas. Mas, se o sorteado for o seu "inimigo secreto", não compre um presente que a pessoa não vai gostar, só por vingança. Em alguns casos reais, colegas chegam a ridicularizar seu amigo secreto com presentes sugestivos a alguma situação constrangedora. Mais desnecessário impossível.

Para finalizar, jamais use uma roupa vulgar ou muito chamativa. Abusar na bebida e falar besteira em rodinhas de colegas também não causa uma boa impressão, evite comentários maldosos pós-festa. Agora, se você estiver a frente da organização do "amigo secreto" na sua empresa, consulte algum site especializado na brincadeira para não cometer gafes.

Por Livany Salles

Comente