Amigo secreto na empresa - cuidado com as gafes!

Amigo secreto na empresa  cuidado com as gafes

O espírito natalino já começou a tomar conta do ambiente de trabalho. Árvore de Natal na entrada, decoração da época no seu departamento e, claro, você já foi questionada sobre a participação no amigo secreto! A brincadeira é bastante tradicional nas empresas e serve para reunir e descontrair os funcionários. Mas, vamos com calma! Lembre-se que você não está entre parentes e deve seguir algumas regras para evitar gafes capazes de queimar o seu filme entre os colegas e, principalmente, a chefia.

Se você já começou a procurar a lembrancinha, mas está indecisa com o que comprar, busque o equilíbrio. É o que recomenda o especialista em carreiras e diretor Geral do portal de empregos Trabalhando.com, Renato Grinberg. "Há algumas opções que podem ser prejudiciais para a imagem do profissional perante a equipe e seus superiores. O ideal é evitar presentes extremamente pessoais ou impessoais. Lembre-se também de nunca dar presentes constrangedores, como itens de higiene ou livros de dietas para pessoas acima do peso, por exemplo".

Ah, e preste bem atenção: se você tirou justamente o seu chefe, "não dê presentes caros, pois você pode parecer um puxa-saco", diz o consultor. Ele aproveita para dar dicas de presentes a serem dados e também evitados.

Para as mulheres -

Boas idéias: itens de decoração, CDs ou DVDs de shows (procure conhecer o gosto musical da pessoa), livros (se não conhecer o gosto pessoal de seu amigo secreto, busque um assunto mais geral e que esteja na lista dos mais vendidos), acessórios (como lenços ou brincos).

Evite: lingeries ou peças íntimas, perfumes (é muito difícil acertar, pois é uma opção muito pessoal!), biquínis (mesmo com a chegada do verão, essas peças não combinam com o ambiente corporativo).


Para os homens -

Boas idéias: aquela camiseta básica é superindicada, kits interessantes (como cestas de vinhos ou itens de churrasco), vinho, itens do time de futebol (uma caneca personalizada, por exemplo).

Evite: cuecas ou sungas (pode parecer que você está interessada nele!), itens de beleza (pode gerar a imagem de que ele tem má aparência), livros polêmicos, vale-compras (extremamente impessoal).

E não se esqueça: pesquisar os preços é fundamental!

Por Adriana Cocco

Comente