Ambição pode alavancar carreiras

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Ambição pode alavancar carreiras

Ambição é uma palavra que muitos consideram feia. Não por menos, quando desenfreada, ultrapassa os limites éticos e coloca o poder acima do ser humano. Porém, existe o outro lado. Se construtiva, pode alavancar a carreira. Como?

Em primeiro lugar, basta não confundir o significado do "Aurélio", que diz: ambição é um "desejo intenso ou veemente de alcançar os bens materiais ou o que satisfaz o amor-próprio como riqueza, glória etc"; com a seguinte definição da Psicologia Positiva: trata-se da criação de um caminho na vida, saber o que se quer para a própria vida e buscar esta conquista. São bem diferentes, não é mesmo?

De acordo com a presidente da APPAL, Associação de Psicologia Positiva da América Latina, a psicóloga Daniela Levy, "empresas valorizam a ambição e buscam pessoas motivadas, com iniciativa e que correm atrás de suas metas". Ela defende que as pessoas ambiciosas são as que fazem o mundo girar. "Elas apresentam projetos, abrem empresas, sonham e colocam em ação".

Segundo estudos citados pela presidente da Appal, a ambição está fortemente presente entre as pessoas persistentes e com uma boa autoestima. Por isso, desde a infância é preciso estimular a confiança, mostrar que correr riscos é saudável, ensinar a lidar com derrotas e expor as crianças a uma variedade de interesses.


Em adultos, essa questão também pode ser estimulada. "O indivíduo deve se perguntar: do que eu gosto? Em que sou bom? Os outros estão dispostos a me pagar por isso? Quem consegue definir bem estas questões pode se focar melhor nos seus objetivos", afirma Daniela.

Mas, quando questiona-se até onde pode ir a ambição, a psicóloga é enfática: "O limite da ambição é a ética. É preciso observar, sempre, o conjunto de princípios morais", finaliza.

Por Lívany Salles

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: carreira empresa trabalho confiança ambição