Alongamento no trabalho

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Alongamento no trabalho

Na maioria das vezes o cansaço e as dores que sentimos ao final de mais um dia de trabalho nada mais é do que má postura. Ao longo do dia ficamos muito tempo em uma mesma posição, fazemos inúmeros movimentos e esforços desnecessários, que sobrecarregam a musculatura corporal.

Trabalhar horas sentadas ou em pé pode causar sensação de mal estar, pois cada um dos músculos recebe boas doses de tensão. Uma boa noite de sono tranqüilo pode ser uma ótima opção, mas nem sempre isto é possível, o que nos leva a acordar no dia seguinte com o corpo já dolorido.

Nesse momento nada mais gostoso do que poder relaxar e sentir-se bem novamente. Para isto servem os exercícios de alongamento, que ajudam a evitar ou minimizar os efeitos das dores musculares causadas pelas posições inadequadas que adotamos na execução das “rotinas de trabalho”.

Os exercícios de alongamento são simples e podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, estando você em casa, no carro a caminho do trabalho, ao telefone ou mesmo durante o seu trabalho. Podem ser realizados para diminuir a tensão nervosa, quando é preciso concentração para dar o melhor de si e também antes e depois das atividades físicas.

Na atividade física os alongamentos realizados antes do início têm por objetivo aquecer a musculatura para o exercício, e ao final não permite o encurtamento dos músculos, o que prejudicaria a flexibilidade do corpo.

Estes exercícios visam à diminuição da tensão, reduzem a ansiedade, o estresse e a fadiga muscular, ativam a circulação e diminuem os riscos de lesões.

O alongamento corporal traz inúmeros benefícios para a saúde, entre eles:

- Melhora a qualidade de vida, combate o estresse;

- Tranqüiliza e relaxa, aumenta a capacidade de concentração;

- Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais;

- Aumenta a auto-estima, facilita os movimentos do dia-a-dia;

- Auxilia na reabilitação de problemas posturais, melhora o posicionamento da coluna vertebral;

- Diminui tensões e reduz os riscos de lesões;

- Ativa a circulação sanguínea, diminui dores musculares.

Mais dicas:

Ginástica laboral contra a LER

Por Vanessa Salvador Marietto

Consultora de fitness

CREF 020396-G/SP

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente