Adaptabilidade

Como você reage quando alguma coisa muda seus planos para atingir um objetivo? Você fica contrariado e briga com a situação pra que as coisas sejam do jeito que você quer? Ou você se aborrece e deixa prá lá, abrindo mão do objetivo?

Bom, se você realmente fica contrariado ou aborrecido, é porque lhe falta uma característica muito importante nos dias de hoje: a adaptabilidade, a capacidade de se adaptar às circunstâncias. Na vida profissional, essa capacidade faz toda diferença.

Vou lhe dar um exemplo. Provavelmente você fez planos para a sua carreira, certo? Você definiu aonde quer chegar, que caminho precisa fazer, que competências tem que desenvolver. Então você está lá, seguindo direitinho o seu roteiro, mas de repente a filosofia da sua empresa muda, ou é a estrutura dela que muda, ou aquele chefe que lhe dá todo apoio é transferido para outra área. E as ações que você planejou não se aplicam mais. Vão por água abaixo. Agora, adianta ficar irritado e brigar com uma situação que você não tem como reverter? Faz sentido desistir do seu objetivo só porque as regras do jogo mudaram?

Nem uma coisa nem outra. Adapte-se às circunstâncias! Se não der para prosseguir com o seu plano, faça ajustes nele. Faça uma adequação à nova realidade e leve seu objetivo adiante. Gente, é preciso ter muita capacidade de adaptação para progredir profissionalmente no mundo de hoje!

Esse mundo parece um mar cheio de ondas. Você está surfando numa onda e de repente ela termina. Agora, se não dá pra seguir na mesma onda, precisa pegar outra e continuar surfando. Isso é ter adaptabilidade. E não são apenas imprevistos que acontecem, é claro. Oportunidades também surgem quando e de onde você menos espera, e é preciso ter adaptabilidade para aproveitá-las.

Conheço um profissional muito bem-sucedido que exerceu 17 cargos na empresa onde trabalhou por 30 anos. Você acha que ele ficou preso a planos quando surgiu o convite para assumir um cargo novo? De jeito nenhum! Muitas vezes nem se achava tão capacitado para a nova função, mas correu atrás do que precisava ter para encarar o desafio. Isso também é adaptabilidade!

Para ter sucesso no mundo corporativo, a gente tem que saber fluir com a correnteza. Sua onda terminou de repente? Mudou de direção? Juntou com outra? Você caiu da prancha? Tudo bem: pegue outra onda, mas continue surfando.

Leia também:

A importância do feedbackColunista do Vila Sucesso e Vila Equilíbrio, Leila Navarro é palestrante motivacional e comportamental, além de ser empresária e Presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano.

Comente