Abra sua empresa sem cometer erros

Próprio negócio

Abrir seu próprio negócio, conquistar a independência financeira e botar em prática uma atividade profissional que lhe permita administrar melhor seus horários fazem parte dos sonhos de inúmeras mulheres cansadas de sua rotina, mas que têm força, disposição e boas idéias para começar uma nova empresa.

Com pouco dinheiro, é possível iniciar um negócio. Para que tudo dê certo, porém, é preciso começar devagar, estabelecendo um bom plano de negócios e evitando os erros que podem ocasionar a falência prematura.

Segundo Pedro João Gonçalves, consultor do SEBRAE-SP, muitas empresas não dão certo devido à falta de planejamento prévio das atividades. “Antes de entrar no mercado, deve-se pensar sobre o negócio com detalhes”. Entre os itens que devem ser estudados estão:

- qual o número de clientes que se pretende atender e seus hábitos de consumo (se compram à vista ou a prazo, por exemplo).

- localização da empresa.

- número de concorrentes e suas práticas (como estratégias de preços, qualidade dos produtos).

- número de fornecedores e suas práticas (prazos e preços).

- qualificação da mão-de-obra necessária.

- valor do investimento para abrir o negócio.

- aspectos legais (normas sanitárias e de segurança) do setor em que pretende abrir a empresa.

Os empreendedores devem estar preparados para enfrentar um mercado altamente concorrencial. “Portanto, as mulheres que desejam ter sua empresa devem se capacitar para atuar num ambiente competitivo”. Em particular, diz o consultor, os seguintes cuidados devem ser tomados:

- Após a abertura da empresa, cuidar de sua gestão, o que envolve ficar atenta às mudanças de hábitos dos clientes, acompanhar a evolução de receitas e despesas, divulgar adequadamente os produtos da empresa, estar de olho na evolução da economia (inflação e juros, por exemplo), conhecer a legislação sobre micro e pequenas empresas e procurar assessoria especializada quando necessário.

Leia também - Trabalhar com parentes dá pé?

Por Adriana Cocco

Comente