A moda dos currículos criativos

A moda dos currículos criativos

Thiago Del Ponte é formado em Design, aposta na história em quadrinhos com humor, já faz um bom tempo que recebi esse trabalho, mas a frase "O cara certo!" ficou gravada

Quem já procurou emprego sabe que o primeiro passo é fazer um bom currículo que chame atenção da empresa onde deseja trabalhar. Para isso a maioria das pessoas recorre aos currículos longos e tradicionais e formais.

Porém, as empresas estão sempre em busca de candidatos diferenciados e, por conta disso, tem crescido no mercado a tendência de se fazer currículos com ajuda de designers gráficos. E para falar um pouco mais sobre esta moda entrevistamos Jaci Coningham, colunista do Choco la Design e grande incentivadora dos currículos criativos.

Este tipo de currículo parte de uma frase: "Eu sou" ("Eu sou brincalhona", "Eu sou organizada", "Eu sou líder"). Definido isso, com a ajuda de um designer ou você mesmo em casa, se souber manusear bem o Photoshop, poderá elaborar o seu currículo.

Para difundir a ideia, a Choco la Design promoveu um desafio de currículos. Recebeu diversos exemplos, a maioria da área de design, já que este é o foco do site. "Porém, também se depararam com exemplos de currículos para a área de TI e Turismo", conta Jaci.

Mas não vá sair por aí enviando seu currículo criativo para todas as empresas, viu? Nem todas estão preparadas para esta novidade. "Se a área tiver por sua definição criatividade, fique à vontade. Caso contrário é melhor pensar no perfil da empresa como fator determinante para enviar um currículo desse tipo logo no primeiro contato", pontua a colunista.

E para matar sua curiosidade, Jaci Coningham separou três currículos bastante interessantes, sendo dois de designers e um de um profissional de Turismo.

- Thiago Del Ponte é formado em [link urDesign. Aposta na história em quadrinhos com humor. Já faz um bom tempo que recebi esse trabalho, mas a frase "O cara certo!" ficou gravada


A moda dos currículos criativos

- Rodrigo de Aquino Angelim, também designer, tem um foco maior na informação escrita, chamando a atenção através de cores contrastantes. É um currículo com muitas informações, porém bem distribuídas. Uma das coisas que me marcou foi o mapa, no final, colocado com curiosidade.

A moda dos currículos criativos

- Karine de Aquino Angelim, formada em Turismo, irmã do Rodrigo, tem um currículo com uma paleta de cores neutra, mas com informações divididas em blocos bem definidos por assunto.

Por Marisa Walsick (MBPress)

Comente