A importância do feedback

Nos dias de hoje, utilizo muito pouco a palavra “jamais” nos meus discursos. Prefiro evitá-la, mas, neste caso, creio que é melhor utilizar: JAMAIS IGNORE UM FEEDBACK, PODE SER FATAL.

Costumo dizer nas minhas palestras que brasileiro não gosta de dar feedback, mas fodeback ele dá sempre! Wahahahah.......

Já que está na moda atualmente pagarmos por um feedback, você não vai desperdiçar um, certo?? Mas saiba aproveitar o feedback negativo também.

Mas afinal, o que é um feedback?

Feedback é o que as pessoas falam sobre você quando você não está por perto. A maioria de nós ignora este fato. Pensamos: é apenas a opinião de alguns, não de todos.

Cuidado! Percepção é a realidade! Pois, as pessoas não conhecem você por suas intenções, mas sim por suas atitudes. Você até pode explicar ou justificar seu comportamento, porém não resolveria o “falatório”. Mais cedo ou mais tarde as pessoas param de comprar de você ou bem pior: param de comprar você.

Conheço muitas pessoas de sucesso que fazem uns exercícios (assim como eu também os faço) para obter meus feedbacks. Então, tome nota:

- Experimente pedir um feedback regularmente ao seu chefe, ao seu sócio, ao seu amigo, ao colega de trabalho ou até mesmo ao seu cliente especial.

- Contrate um coach ou faça uma psicoterapia (para te ajudar a se conhecer).

- Quando lhe dão um feedback negativo, não responda defensivamente. Procure indagar algo como “você pode me dizer mais sobre como eu poderei melhorar isto?”.

- A maioria das pessoas tem dificuldade em dar feedbacks esclarecedores e honestos. Então, quando você tiver um, agradeça!

- É importante você fazer anotações na frente da pessoa que está te dando o feedback. Assim você poderá anotar as medidas que tomará para melhorar tais atitudes e estabelecer prazos.

Na realidade, cada feedback pode gerar uma revisão em seu planejamento estratégico pessoal. Pode te ajudar a definir mais claramente seus objetivos e seu alcance de metas para chegar ao sucesso.

DICA: Você precisa dar um feedback negativo a um amigo e não sabe como? Envie este e-mail para ele, já é um bom começo!! Wahahahhaha...

Um grande beijo e até a próxima semana!

Colunista do Vila Sucesso e Vila Equilíbrio, Leila Navarro é palestrante motivacional e comportamental, além de ser empresária e Presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano.

Comente