A importância da carta de apresentação

A importância da carta de apresentação

Foto: Dreamstime

Se até hoje você não sabe a diferença entre currículo e a carta de apresentação, saiba que ambos se complementam e são muito importantes na busca por um emprego. O problema é que erros comuns na redação da carta de apresentação e do currículo podem anular seu efeito.

Segundo Adriano Arruda, diretor geral da Catho Online, a função da carta de apresentação é destacar suas principais e mais positivas realizações profissionais, justificar o porquê se julga ideal para a vaga e demonstrar como pode contribuir para o crescimento da empresa.

O erro mais frequente é repetir na carta de apresentação as mesmas informações do currículo, tornando-a redundante. O que deve ficar claro é que a carta de apresentação funciona como uma prévia do currículo e não uma cópia mais informal.

Qual a diferença?

Para entender melhor, faça uma comparação entre a carta e o trailer de um filme. O trailer é um resumo do conteúdo do filme, mostrado de uma forma mais atrativa. A mesma fórmula funciona com carta de apresentação. Ela deve chamar a atenção do recrutador.

Dicas

Inicie o texto descrevendo seus pontos mais fortes, mostrando interesse e motivação em trabalhar na empresa. Exponha suas habilidades e conquistas na carreira de modo que o leitor passe a considerá-lo para o cargo.

Não mencione nenhum aspecto que não seja positivo ou não se relacione ao seu objetivo atual. Entretanto, vale citar seus conhecimentos sobre a atividade desenvolvida pela empresa e sua capacidade de crescer junto a ela.

Na elaboração de um currículo também não é diferente. O leitor espera que ele seja bem escrito, tenha boa apresentação para tornar a leitura agradável, apresente as informações de forma organizada, que reflita sua carreira profissional de maneira clara e concisa e que surpreenda, não apenas pelas suas qualificações, mas também por serem transmitidas adequadamente.


Por Livany Salles

Comente