8 dicas para render melhor no trabalho!

8 dicas para render melhor no trabalho

Foto Peter Dressel/Blend Images/Corbis

Você acumula diversas tarefas do trabalho para o dia seguinte, depois para o outro e assim sucessivamente? Não pense que a culpa está no fato de o dia ter apenas 24 horas. Saiba que o causador do efeito bola de neve e de você não render no trabalho pode ser a falta de foco.

Muitos profissionais distraem-se com facilidade. Ora com conversas paralelas entre os colegas, ora com tecnologias. E tem aqueles que em plena segunda-feira já planejam o que pretendem realizar durante o final de semana. Para a coach Malu Monteiro, membro da Sociedade Brasileira de Coaching, foco é um ponto que exige muita atenção.

Desse modo, para conseguirmos resultados eficientes devemos definir um objetivo, criar estratégias para executá-lo, mensurar os resultados e definir o tempo de realização. "Ser multitarefa pode ter o seu lado positivo, porém são necessárias cautela e atenção para planejar, executar e entregar aquilo que é realmente importante, que vai fazer a diferença e que vai te manter sintonizada naquilo que é de grande relevância, seja para a vida pessoal ou profissional", descreve Malu.

Malu afirma que na rotina diária existem alguns vilões que tiram o foco e é necessário estar atento, observando como é a sua relação com eles. Ela destacou alguns exemplos:

- Levantar para tomar muitos cafés e água durante o dia;

- Encontrar um colega de trabalho e esquecer-se do tempo;

- Interromper o que esta fazendo para dar uma "olhadinha" na mensagem que acabou de chegar;

- Atender a muitos telefonemas durante o dia;

- Se envolver frequentemente em assuntos que não dizem respeito ao trabalho.

Se você pratica alguma das ações citadas, a coach afirma que é necessário mais cuidado, pois elas podem impedir o pleno aproveitamento do tempo. "Esses extras podem lhe causar, inclusive, transtornos de ordem emocional, cuja sensação culmina no fato de você se sentir incapaz de realizar aquilo que é realmente importante para você e para os negócios", alerta ela.

Mas nem tudo está perdido. Respire fundo e confira as dicas selecionadas por Malu Monteiro para você otimizar melhor seu dia:

Observe-se: monte um diário do tempo. Anote todas as suas atividades, desde a hora que você acorda até a hora que vai dormir. Liste o tempo de traslados e até atividades que julga simples e sem importância.

Analise o seu dia: o que é realmente importante? Você precisa ter plena consciência dos caminhos a percorrer e planejamento é uma palavra de ordem. Uma boa gestão da agenda começa pela definição do rumo que quer dar à sua vida e carreira. Isso pode garantir respeito aos compromissos, tarefas cumpridas no prazo, metas alcançadas, menos desgaste e convívio saudável com família e amigos.

Planeje o seu dia: tenha uma agenda única e confie nela. Anote todos os seus compromissos - de trabalho e pessoais - e, é claro, consulte-a. Defina o que é tarefa e o que é compromisso. Mantenha espaço livre na agenda e separe uma porção do seu tempo para imprevistos e reuniões de emergência.

Defina prioridades: prioridade é aquilo que não pode deixar de ser feito e que exige maior atenção. Use os dedos da sua mão e escolha cinco tarefas para o dia.

Desenvolva senso crítico: elimine atividades que não agregam valor. Não perca tempo analisando fatos menos importantes.

Seja objetivo: isso significa em telefonemas, mensagens e até mesmo em reuniões.

Use a tecnologia a seu favor: defina um horário para ler e responder mensagens do e-mail, redes sociais, entre outros.

Aprenda a dizer não: estar sempre disponível abre espaço para interrupções que atrapalham o desenvolvimento do trabalho.

De acordo com Malu, ao aceitar um emprego nos comprometemos a ceder à empresa nossa capacidade, talento e parte do nosso tempo. Sendo assim, quando permitimos que os vilões do tempo invadam o nosso dia, temos que estender a nossa jornada e isto gera angústia e a sensação de que o trabalho tomou conta de tudo. "A produtividade de um profissional é medida pelo trabalho feito e não pelo esforço em realizá-lo", garante.

E completa: "Defina o que é mais importante para você e não perca este foco. Vença a corrida contra o relógio. Adquira bons hábitos e fique de olho em atividades que podem roubar tempo no trabalho".

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente