8 dicas para não cometer gafes no trabalho

trabalhoerro

Foto - Reprodução

A partir do momento em que as pessoas vivem em sociedade elas já estão predispostas a cometerem "gafes/micos" ou a serem colocadas em "saias justas", por culpa delas mesmas ou até dos colegas.

Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber contornar algumas atitudes. Confira as dicas:

1. Pense antes de falar

Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Portanto o primeiro passo para evitar as gafes é observar o ambiente de trabalho.

2. Conheça a empresa

Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura do local - isso significa saber o tipo adequado de roupa para usar, a melhor postura, se os chefes são mais rígidos.

3. Não seja tagarela

Fale apenas quando tiver certeza. Pessoas que falam sem precisão ou com muitos "achismos" cometem mais erros e gafes. Na dúvida, não fale nada ou diga que irá buscar mais informações a respeito.

4. Formas de tratamento mostram respeito (ou a falta dele)

Você até pode ser amigo das pessoas fora do expediente, porém, dentro da empresa, nunca os chame de querido, meu bem, benzinho, mano, patrão, etc. A boa comunicação é fundamental para uma boa imagem corporativa.

5. Não misture o pessoal com o profissional

Algumas situações podem ser constrangedoras. Tenha em mente que seu objetivo na empresa é o trabalho e não a ampliação de sua rede de amigos. Algumas pessoas irão se tornar naturalmente amigas, mas é preciso separar as coisas para não comprometer sua imagem.Por isso, nunca trate de assuntos pessoais na empresa.

6. Qual seu nome mesmo?

Uma das gafes mais comuns é trocar os nomes das pessoas que trabalham na empresa. Para evitar esse tipo de mal entendido, procure saber o nome de todos, desde as pessoas que atuam na limpeza, recepção, portaria até os diretores e pessoas de outras áreas.

Errar ou não saber o nome de alguém é uma gafe simples, mas que mostra a falta de atenção da pessoa.

7. Tenha educação

Bater antes de entrar é uma atitude simples que deve ser tomada para evitar constrangimentos. Peça licença, diga obrigada.

8. Tenha bom senso

Evite atender o celular quando estiver cercado de colegas, não ria muito alto no ambiente de trabalho, e não utilizar roupas inadequadas - como decotes, muito justas ou com a barriga de fora, por exemplo.Evitar demorar muito no horário de almoço e, com isso, deixar um colega esperando para ser substituído num plantão.


Por Vila Mulher

Comente