7 erros que fazem perder a credibilidade

7 erros que fazem perder a credibilidade

Foto: moodboard/Corbis

Cara negociadora. Afirmar para você que a credibilidade nos negócios é provavelmente o seu patrimônio mais caro, pode parecer um fiel tentando ensinar o pai nosso ao bispo, mas também sabemos que nunca é demais relembrar. Ainda mais em tempos de tanta pluralidade em termos de técnicas de negociação e práticas que se multiplicam na medida em que a concorrência se acirra.

Mas, desta vez, abordaremos o assunto pela ótica inversa, destacando os passos necessários para que a tão valiosa credibilidade seja perdida em alguns passos.

Vamos lá:

1. Após se valer do contato pessoal e de alguma intimidade profissional para conduzir a sua negociação com a outra parte, insista em se manter neste durante a fase de formalização e demonstração das garantias comerciais necessárias;

2. Seja desorganizada na sua troca de mensagens e correspondência, ao ponto de frequentemente abrir negociação sobre questões já abordadas e resolvidas;

3. Prometa condições e requisitos para os quais obviamente não possui autonomia para decidir;

4. Tente ganhar tempo com figuras e atitudes de retórica;

5. Desconheça o produto ou negócio objeto da transação ao ponto de não conseguir entabular uma discussão aprofundada;

6. Descuide-se dos prazos estabelecidos ao longo do processo negocial;

7. Permita que o seu lado apresente minutas contratuais com baixa qualidade de redação em um texto desorganizado e pouco claro.

Resumindo, assim como os especialistas em acidentes aéreos afirmam que um avião não cai por conta de um único erro, podemos afirmar com segurança que o insucesso negocial ou comercial não vem por acaso, sendo sempre a somatória de uma série de descuidos e equívocos que provavelmente poderiam ter sido evitados.

Até a próxima e boa sorte.

Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial, empresa que atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.

Comente