7 dicas para se sair bem na entrevista de emprego

A entrevista de emprego pode ser o primeiro passo para mudar de vida! Saiba como se dar bem
entrevista de emprego dicas

Foto: Istock/BartekSzewczyk

Em meio a uma crise econômica, as vagas de trabalho estão ainda mais acirradas e quem quer ingressar em um emprego novo ou trocar de empresa precisa estar muito mais preparado para a concorrência.


E sem dúvidas, ter um bom desempenho durante a entrevista é determinante para conquistar a vaga. Pensando nisso, a especialista em recrutamento, Renata Filippi, da STATO, consultoria especializada em gestão de carreira, listou 7 dicas para se dar bem na seleção e conseguir uma colocação.

Dá só uma olhada:

1. Seja pontual e tenha cuidado com a imagem

Procure não chegar com muita antecedência, pois demonstra ansiedade. Atrasado nem pensar. Chegue 10, 15 minutos antes. É tempo suficiente para se apresentar, tomar uma água e relaxar um pouco antes da entrevista. Com relação ao vestuário, ser conservador e um pouco mais formal, é o mais seguro, afinal é o primeiro contato pessoal com a empresa.

2. Estude antes

Assim como as empresas já utilizam as redes sociais para conhecer mais o perfil dos candidatos, a ferramenta também pode ser utilizada em favor do profissional. Por isso, pesquise e tente saber um pouco sobre o perfil de quem irá entrevistá-lo. Vocês podem ter sinergias e trazê-las à tona é sempre bem-vindo. Lembre-se, a entrevista é uma via de duas mãos.

3. Não tome o lugar do entrevistador

Apesar de a entrevista ser uma via de mão-dupla, quem a conduz é o entrevistador. Portanto, saiba escutar o que ele (a) tem para lhe perguntar, responda com clareza e objetividade e não exagere nos detalhes. Ser prolixo prejudica muito a performance nas entrevistas.

4. Saiba falar sobre si

Esteja preparado para falar a seu respeito, mencionar suas fortalezas e pontos de desenvolvimento.  Se prepare para valorizar suas qualidades e argumentar como você lida com seus defeitos sem que eles se transformem em prejuízos para a empresa. Se tiver feito alguma avaliação de potencial recentemente, releia-a para dar subsídios ao seu posicionamento na entrevista.

5. Exemplos reais + autenticidade = credibilidade

Cite situações reais para exemplificar suas competências - tanto técnicas quanto comportamentais - e não traga um discurso ensaiado. Quanto mais natural for o discurso, mais credibilidade o entrevistado transmite ao entrevistador.

6. Seja claro e objetivo

Tenha clareza sobre os seus objetivos de carreira e saiba falar sobre os motivos de saída das empresas em que atuou. Não fique preso a situações delicadas que possa ter passado. Relate-as brevemente e tenha foco nas suas principais contribuições e legado.

7. Esteja aberto a negociação

Não "exija" um valor como remuneração, fale sobre o seu último pacote e demonstre flexibilidade com relação ao assunto, caso goste do projeto e sinta confiança na empresa.

Por Thamirys Teixeira

Comente