7 dicas para falar bem em público

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Falar em público é uma necessidade imprescindível para quem quer se destacar profissionalmente. Conquistar o público, principalmente em uma apresentação empresarial, não é uma tarefa fácil.

Para uma comunicação empresarial eficaz, o grande segredo é o preparo, e isso não se resume apenas a questão da comunicação verbal, vai muito além.

Veja algumas dicas importantes que vão te ajudar a encarar o público com naturalidade:

1. Conheça a plateia

Saiba tudo sobre o público com que irá lidar, e isso é necessário para qualquer apresentação, busque saber com antecedência sobre a organização, motivos da apresentação, questões positivas e negativas que possam ocorrer.

Converse com networks que tiveram relacionamentos recentes com essas pessoas e busque entender o clima que ocorre;

2. Procure a pontualidade

Quando se fala em pontualidade deve se ter em mente que isso não se limita apenas ao horário de chegada, busque saber com antecedência quanto tempo terá disponível, e se organize para isso.

Se você terá 45 minutos para fazer sua apresentação, você pode receber uma surpresa de que seu tempo foi reduzido para 30;

3. Convicção é necessário

Acredite no que vai falar e fale com paixão, só assim falará com convicção e terá credibilidade perante aos ouvintes, por isso, estude muito sobre o que irá apresentar, já que você terá que ser a maior referência sobre o tema;

4. Não se abale, continue

O show não pode parar, por isso, evite imprevistos, mas, mesmo que passe por alguma situação constrangedora, mantenha a frieza e retome de onde parou, pronto para fazer sua apresentação da melhor maneira possível;

5. Atenção às reações

Fique atento as reações do público, é importante observar detalhadamente (expressões, participação, sonolência, saídas da sala, etc) como o público está se posicionando em relação a apresentação para poder redirecionar em caso de problemas ou mesmo ser mais certeiro;

6. Seja ouvinte

Reserve sempre parte do tempo para debates e dúvidas, sempre ouça o que as pessoas tem a dizer e busque esclarecer as dúvidas que possam aparecer, o objetivo de qualquer apresentação também é aprender;

7. Humildade é tudo

Tenha uma postura de humildade, mas isso não quer dizer ser submisso. As pessoas percebem rapidamente pessoas arrogantes e criam uma expectativa negativa da mesmas, assim ser humilde e simpático já é um grande início.


Por Vila Mulher

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