6 perguntas para fazer na entrevista de emprego

6 perguntas para a entrevista de emprego

A entrevista é a etapa mais temida para quem está procurado emprego, pois é o momento da verdade. O recrutador dispara uma série de perguntas, pegadinhas e armadilhas para descobrir se o candidato está falando a verdade e, logicamente, para analisar se este se encaixa ou não no perfil da vaga.

O erro cometido por muitos candidatos é de não levantar nenhuma forma de questionamento ao entrevistador, como explica Luciene Oliveira, consultora de RH da Catho Online: "Ao questionar o entrevistador durante a entrevista, o candidato terá a oportunidade de esclarecer suas dúvidas em relação à vaga, além de transmitir seu interesse em assumir o cargo. Atitude que poderá ser um diferencial, frente aos demais candidatos", diz ela.

De acordo com a consultora, os recrutadores esperam ser questionados e é por isso que se deve evitar uma postura passiva durante a entrevista, respondendo somente ao que lhe for perguntado. "Uma postura ativa por parte do candidato consiste não apenas em responder de forma adequada ao que lhe é perguntado, mas também realizar argumentações estruturadas e que sejam coerentes, deixando claro sua capacidade para assumir o cargo", garante.

Luciane assegura que esse é o momento de impressionar o selecionador, mostrando que você está bem informado sobre os serviços e sobre o histórico da empresa. "O ideal é que candidato pesquise sobre a empresa contratante antes da entrevista, assim terá informações sobre a mesma e poderá efetuar questionamentos condizentes, evitando perguntas que não tenham fundamento", relata.

De fato, algumas perguntinhas são essenciais para que o candidato conheça bem o cargo que irá ocupar. No entanto, as perguntas devem ser estruturadas de maneira clara e objetiva, demonstrando uma relevância. "É importante que ele tenha um cuidado especial com alguns questionamentos que podem ser interpretados de forma equivocada pelo selecionador, transmitindo uma sensação de insegurança e prepotência", explica Luciene. "O bom senso é a palavra-chave para que ele questione o que realmente for relevante para o processo", complementa.

Para não parecer inconveniente com as dúvidas, a especialista afirma que as perguntas direcionadas devem ser realizadas de forma empática e cordial, evitando situações que deixe o selecionador constrangido e desconfortável. "Antes de questionar qualquer informação, o candidato deve observar o clima da entrevista e avaliar se há uma situação favorável e receptiva para a pergunta que pretende realizar", revela.

Ela também ressalta sobre o momento para aplicar as perguntinhas. O mais adequado é que sejam realizadas no final da entrevista, pois é nesse momento em que o entrevistador, geralmente, abre espaço para esclarecimento de dúvidas. "Desta forma, o profissional irá demonstrar que ficou atento às informações passadas e que soube aguardar seu momento de falar", esclarece a consultora e acrescenta: "Entretanto, caso sejam relacionadas ao assunto, as perguntas também poderão ser realizadas ao final de uma determinada frase. Ao final da entrevista, finalize com a mesma cordialidade com que iniciou e agradeça a oportunidade."

Segundo Luciene Oliveira, algumas perguntas são consideras estratégicas para que o candidato expresse seu interesse pela vaga e sua motivação em assumir o cargo, atitude bastante apreciada pelos selecionadores. Mas, ao realizar incógnitas direcionadas ao recrutador, o profissional deve evitar questionamentos invasivos e que não agregam nenhuma informação ao processo seletivo.

Acompanhe a lista desenvolvida pela consultora com as seis principais perguntas que devem ser realizadas e também as que não devem:

O que pode ser questionado

1) Gostaria de saber com mais detalhes sobre as atividades do cargo em questão. É possível?

2) A sua empresa deve ter um perfil traçado do candidato ideal para o exercício dessa função. Qual é este perfil?

3) Por que esta vaga está em aberto?

4) O que a empresa espera do profissional a ser contratado?

5) A empresa possui algum plano de expansão em vista?

6) Quais são os critérios da avaliação de desempenho da empresa?

Perguntas que devem ser evitadas:


- Aspectos pessoais, relacionados à vida e profissão do entrevistador;

- Informar que não sabe sobre a vaga e a empresa;

- Cobrar uma data limite para receber a resposta de contratação;

- Questionar o salário antes do início da entrevista.

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente