6 cuidados para novas empreendedoras

[img=1]

Uma onda de empreendedorismo tem tomado conta do Brasil e chama a atenção o crescimento do público feminino neste setor. Segundo dados do SEBRAE, nos últimos 10 anos 12% dos novos negócios são de mulheres.

O principal motivo apontado é poder ter horário de trabalho flexível, trabalhando em casa para poder acompanhar os filhos.

Se você é ou pretende e tornar uma empreendedora de sucesso,precisa tomar cuiado com alguns erros bastante comuns:

1- Falta de planejamento - A falha mais comum é excesso de improviso gerado pela falta de um planejamento básico. Muitas empreendedoras confiam demais em sua intuição e atuam na base da tentativa e erro olhando apenas o curto prazo.

2- Privilegiar parentes - Empregar parentes é absolutamente normal e muitas vezes necessário por uma questão de confiança e diminuição de custos. O problema começa quando não há controle de horários ou cobrança por resultados. Isso causa perda de autoridade e dá mau exemplo para os demais funcionários.

3- Misturar finanças - Misturar as finanças particulares com as despesas do dia a dia da empresa costuma causar um total descontrole de gastos. É fundamental ter contas bancárias separadas, definir uma retirada mensal fixa e ter disciplina para não usar o caixa da empresa para fins pessoais.

4- Falta de foco - Muitas empresas começam com um foco definido e depois de alguns meses passam a atuar em áreas que não têm absolutamente nada a ver com o negócio original. Isso acaba dividindo a atenção e prejudicando a melhoria do principal serviço ou produto da empresa.

5- Inexperiência - As empreendedoras de primeira viagem deveriam estudar muito bem os mercados que pretendem atuar antes de abrir qualquer negócio.

6- Mau atendimento - Pequenas empresas deveriam dar enorme importância à satisfação de seus clientes e isso muitas vezes não acontece com a desculpa de que um serviço de primeira custa caro. Na verdade, o maior custo vem do mau atendimento que acaba afastando os clientes e prejudicando o desenvolvimento de qualquer negócio.


Comente

Assuntos relacionados: negócios empresas empreendedorismo