5 passos para alcançar suas metas

Veja dicas e tenha um 2015 cheio de realizações
metas-2015

Foto - Shutterstock

O começo de um ano novo sempre é acompanhado por promessas de mudanças. Há quem almeje um salário maior, uma mudança de carreira ou de emprego, mais equilíbrio entre a vida pessoal ou profissional, entre outros.

Depois que objetivos são traçados, o grande problema é que a maioria nunca é alcançada. Veja abaixo as dicas de Flora Victoria, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, para alcançar suas metas:

1. Detalhe tudo!

Ao pensar nas metas é necessário responder as seguintes questões: O que? Quanto? Quando? Como? Por que? Ou seja, para que as metas sejam possíveis de serem conquistadas precisam ser bem detalhadas. 

2. Tenha um coach ou mentor

Envolva alguém que possa direcioná-lo sobre o melhor caminho a ser percorrido e ajudá-lo a perseverar na sua busca. Este comprometimento pode ser conseguido contratando um profissional - coach ou mentor -, ou até mesmo conversando um familiar ou amigo. 

3. Trace um plano de mudança de atitudes

“Para sair do ponto A, onde se está agora, e chegar no ponto B, onde se pretende chegar, é necessário estar disposto a mudar. 

Pergunte para si mesmo: O que fazer de diferente para realizar este objetivo? O que é necessário aprender para chegar à meta traçada? Anote e siga à risca o que foi estabelecido. 

4. Alinhe valores pessoais às metas

“Ganhar mais” ou “viajar mais” não podem ser propósitos por si só e precisam estar acompanhados de motivos fortes. Por exemplo, com mais dinheiro no banco é possível conquistar mais bens materiais que irão agregar em qualidade de vida como um carro ou um aluguel de um apartamento próximo ao trabalho. Já viajar para aprimorar um idioma e adquirir contato com novas culturas irá ampliar horizontes pessoais e auxiliar a carreira.

5. Não esqueça dos planos 

Crie um ritual de passagem que estimule o sonho e os planos ousados para o próximo ano. Uma lista que se carrega na carteira e escrita logo após a meia noite de 31 de dezembro ou fotos que ajudem a relembrá-lo dos compromissos assumidos com você mesmo ajudam muito!


Comente

Assuntos relacionados: metas Thamirys Teixeira