5 lições da Alemanha para empreender na internet

alemanha

foto: Fifa

A Alemanha foi a grande vencedora da Copa do Mundo de 2014 e podemos com ela descobrir algumas estratégias que levaram a seleção europeia à vitória e que podem ser adotadas por empreendedores que querem fazer sucesso no comércio eletrônico. Veja algumas dicas de Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada.

Faça seu nome e crie credibilidade

Ouvir o nome da seleção campeã remete a diversos atributos positivos. Antes mesmo de chegar à Copa do Mundo, a seleção da Alemanha foi cotada como uma das favoritas do mundial. Eles investiram em credibilidade e todos os jogadores só estão ali pelo ótimo histórico no futebol. O mesmo acontece no e-commerce. Quando se cria uma boa reputação - atendendo bem o consumidor e investindo na qualidade dos produtos - o empreendedor já está com pontos a frente da concorrência.

Fique atento ao jogo

Esta Copa do mundo não foi fácil para ninguém. Para vencer, além de qualidade em campo, era preciso investir na percepção do adversário, observando se o jogo estava mais ofensivo ou fechado, buscando aberturas e modificando a posição do time para buscar espaços. O mesmo acontece no comércio eletrônico. Com a concorrência maior todos os dias, o empreendedor precisa acompanhar a movimentação do mercado e suas novidades. Isso inclui a oferta de novos produtos, ferramentas inovadoras e layouts mais atraentes e modernos.

Confiança

Embora favorita, a seleção alemã foi questionada diversas vezes até chegar a vitória deste domingo, mas não perdeu a confiança. Mostrou sempre acreditar no título e assumir seus próprios erros e acertos. Esse é o caminho certo para o empreendedor digital. É preciso acreditar na sua ideia e assim mensurar o que levam aos acertos e aos erros - sem perder a determinação.

Encontre alternativas

A seleção alemã não tinha grandes jogadores laterais para montar o time, por isso intensificou o meio campo. Uma alternativa que se transformou no melhor meio campo da Copa do Mundo. O empreendedor digital também precisa encontrar alternativas para o seu negócio quando há limitações em outras áreas. Se o e-commerce não dá acessos pela busca orgânica no Google, por exemplo, invista em atualizar sempre as redes sociais.

Simpatia

A seleção alemã sem dúvidas recebeu a medalha de Miss Simpatia nesta Copa. Respeitando todos os seus adversários, até mesmo aqueles que lhe deram sufoco como a Argélia ou aqueles que foram facilmente vencer, como o Brasil. Para levar o negócio para frente é sempre bom ter um bom relacionamento não só com os consumidores, mas também com parceiros e fornecedores. A política da boa vizinhança.

Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: internet alemanha empreendedorismo