5 dicas para trabalhar em home office

Saiba como trabalhar no conforto de sua casa sem perder a produtividade!

Trabalhar em home office exije alguns cuidados. Confira nossas dicas. Foto: Reprodução/guaranoticias

As vantagens de se trabalhar em home office vem atraindo cada vez mais profissionais nesta tendência. Pesquisas recentes mostram que funcionários que trabalham em sistema de home office tiveram um aumento na qualidade de vida em 98%. Já o tempo de deslocamento até o trabalho reduziu em 93,1%.


Mas, como o home office ainda é recente no Brasil, decidimos esclarecer algumas dúvidas mais comuns sobre trabalhar fora da empresa. Confira a lista que o VilaMulher preparou com 5 dicas para trabalhar em home office.

Defina o lugar

O home office não precisa ser necessariamente dentro da sua casa. Com o advento da internet e smartphones, você pode trabalhar em lugares alternativos como cafeterias, parques, hotéis etc.

Confortável sim, relaxada, não!

Não é porque você está trabalhando fora da empresa que vai relaxar e trabalhar de pijama e pantufa. Segundo especialistas, o desleixo externo pode refletir internamente e tirar a sensação de profissionalismo do trabalho. Além disso, você sempre deve estar preparado para reuniões emergenciais ou uma videoconferência.

Mantenha o foco!

Muita gente acredita que trabalhando em casa poderá acordar tarde, fazer uma pausa para ir ao shopping, passear no meio dia e trabalhar quando sobrar tempo. Mas assim como no escritório, você precisa ter disciplina. Não se distrair com a TV, respeitar prazos e horários e manter o foco são tarefas mais difíceis ainda quando estamos em casa.

Estou aqui, mas é como se não estivesse

Um cuidado especial para quem não mora sozinho e tem família em casa enquanto trabalha é avisar que você está lá, mas é como se não estivesse, pois está cumprindo expediente. Se for necessário, passe o dia com a porta fechada para se concentrar melhor.

Workaholic

Para quem costuma trabalhar em excesso, trabalhar em casa é a desculpa perfeita para ficar além do expediente em frente ao computador. Estabeleça horários saudáveis tanto para você quanto para suas responsabilidades.

Apesar dos desafios, quem consegue administrar tudo acaba trabalhando melhor e aproveitando mais a vida. Além de evitar situações diárias de stress, o tempo perdido antes em deslocamento pode ser usado para atividades pessoais. Quando a qualidade de vida aumenta, consequentemente aumenta a saúde do colaborador. 

Se for visto com a devida seriedade, em pouco tempo poderemos ter, no Brasil, uma situação parecida com a de países como EUA, Inglaterra e Índia, onde o home office já é algo comum e traz benefícios para milhões de empresas e trabalhadores.

Por Lívia Duarte

Comente