5 dicas para escrever e-mails no trabalho

Dicas do instrutor do curso de negociação da Harvard para facilitar sua vida na hora de escrever para o seu chefe
dicas e-mail profissional

istock/© diego_cervo

Quem nunca teve dificuldade em escrever um e-mail profissional? Seja para o chefe ou para outras pessoas da equipe, este tipo de e-mail deixa muita gente por aí com aquela sensação de insegurança e até de preocupação.


Para acabar com esse branco e te ajudar a se expressar, o instrutor do curso de negociação da Harvard, Andrew Brodsky, publicou recentemente um artigo muito interessante. O profissional deu dicas para as pessoas escreverem seus e-mails de trabalho sem medo e de forma clara.

Ficou curiosa para aprender? Veja a seguir o que Brodsky recomenda para quem quer se livrar das amarras sem ser mau interpretado.

Baseie-se no estilo de escrita do outro

Se a pessoa usa vários símbolos em suas mensagens, você pode fazer o mesmo. Já se a pessoa for formal, imite. Já foi provado que usar as mesmas palavras, gírias e jargões cria uma sensação de familiaridade entre as duas partes.

Não seja perfeitinha

Você pode cometer um ou dois errinhos bem básicos no e-mail, principalmente se estiver em cargos de comando. Isso deixa os funcionários mais a vontade. Mas cuidado, é preciso dosar. 

“Nesta situação é mais importante parecer mais genuíno emocionalmente (e então cometer erros) ou competente (e aí não cometer erros)?”, pergunta o especialista. Dependendo da resposta, abra mão do truque.

Revele informações pessoais (com cautela)

Você pode quebrar a barreira de formalidade com bate papos informais. Isso traz familiaridade e confiança para a conversa.

Se as suas interações são de longa data, reduza os mal-entendidos e aumente a veracidade das suas emoções deixando uma versão mais completa de você aparecer”, explica Brodsky.

Expresse-se

Para evitar mau entendidos, seja clara. Experiências conduzidas por pesquisadores da NYU (New York University) mostraram que as pessoas tendem a superestimar sua capacidade de se comunicar por e-mail.

Isso quer dizer que muita gente acredita que está sendo clara, quando na verdade não está.

Coloque-se no lugar

Depois de escrever leia atentamento o e-mail e coloque-se no lugar de quem vai receber. Se o resultado for positivo, envie!

Por Thamirys Teixeira

Comente