4 objetivos que toda mulher de sucesso deve buscar

Coach fala ao VilaMulher sobre a importância da dedicação da mulher em busca do sucesso
mulher de sucesso dicas

Foto: Istock/PeopleImages

Quem de nós, mulheres, não quer ser uma mulher de sucesso? Para se dar bem no mundo dos negócios e se sentir completamente feliz e satisfeita profissionalmente é preciso persistência e muita, mas muita garra! Diante disso, é importante discutir o que afinal a mulher precisa fazer para alcançar o sucesso profissional e pessoal. 


Para te ajudar a chegar ao topo, a coach Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers contou alguns segredos ao VilaMulher.De acordo com ela, a maioria das grandes referências femininas têm uma coisa em comum: o gosto pelo que fazem. “Não é difícil perceber que a maioria das mulheres de sucesso são apaixonadas pelo que fazem – e isso não é coincidência. Quando você não ama o que faz, é difícil manter-se motivado para progredir, inovar e se destacar no mercado de trabalho”. Portanto, o primeiro passo para obter sucesso em uma profissão, por exemplo, é gostar do que faz, amar a função que exerce. Depois de escolher a carreira certa é preciso buscar outros objetivos. Veja a seguir tudo o que uma mulher vitoriosa precisa buscar:

1- Não se iludir, pois há sempre mais a conquistar

Por ter chego aqui, nos dias de hoje, com os mesmos direitos dos homens, todas as mulheres já poderiam ser consideradas como “mulheres de sucesso”. Para isso, outra atitude importante, segundo a coach, é não se iludir com a gratidão. De acordo com uma pesquisa realizada pela economista Linda Babcock, 57% dos homens negociam seus salários iniciais, enquanto apenas 7% das mulheres fazem isso. Por isso, ao receber uma boa proposta de emprego, não se iluda.  

2- Deixar o nervosismo sob controle

O nervosismo é um dos piores problemas enfrentados em entrevistas de emprego, então, de acordo com a Madalena, “sinais que demonstram que a mulher está nervosa, como risadas forçadas durante reuniões podem prejudicar a profissional. O ideal é aprender a disfarçar esses pontos fracos ou a lidar com eles”.

3- Buscar ser respeitada, não temida

Hoje em dia o papel da mulher como profissional mudou e muito se comparado com o modelo antigo. Atualmente as mulheres assumem liderança de maneira mais leve. O que isso quer dizer? “Já é comprovado que o modelo de líder atual que faz mais sucesso com a equipe não é o antigo modelo “general” e sim uma espécie de “técnico de futebol”, ou seja, uma pessoa que inspira o time ajuda e conhece cada um de seus integrantes, assim como seus pontos fortes”, explica a coach.

4- Trabalhar na confiança 

Madalena Feliciano acredita que a autoconfiança é essencial para que a mulher alcance o seu lugar e exerça o seu papel de profissional. Por isso, é importante ser grata às oportunidades que surgem no caminho, bem como às pessoas que auxiliam nessa empreitada. “As mulheres bem sucedidas, que obtêm o que desejam, antes de tudo, acreditam em si mesmas e nas suas metas. Manter o foco no objetivo e não desistir ao ouvir um “não” são capacidades necessárias para quem deseja subir na vida”.

Por Thamirys Teixeira

Comente