4 ações práticas para arrumar um emprego

4 ações práticas para arrumar um emprego

Está cansada de fazer dezenas de entrevistas e ficar dias esperando resultado? Talvez você esteja cometendo erros comuns e nem percebe. De acordo com Sergio Sabino, Diretor de Marketing do Grupo Michael Page para a América Latina, com a melhora da condição social e educacional da população, aumenta também a competitividade por melhores oportunidades.

"É importante atentar para pequenas atitudes que podem ajudar bastante para colocar você frente a frente com um novo desafio profissional. Está ao alcance de todos nós, depende muito de disciplina e foco", diz.

Estas atitudes têm como finalidade colaborar com o trabalho e o julgamento do headhunter, que precisa coordenar muitos processos ao mesmo tempo. E tempo para ele, é precioso. Confira 4 ações que podem aumentar suas possibilidades de conseguir uma boa oportunidade:

Mantenha seu CV sempre atualizado, preferencialmente em português e inglês. O recrutador normalmente tem prazos curtos e a triagem de CVs é o mais duro e difícil deles. Caso ele peça seu CV atualizado, o tempo pode ser decisivo nesta etapa. Informe claramente seu objetivo profissional, logo depois suas habilidades e conhecimentos, bem como o histórico profissional - principalmente idiomas.

Faça com que seu perfil seja atraente ao consultor de recrutamento. O trabalho do consultor é unir o melhor perfil à oportunidade confiada pelo seu cliente. Seu cotidiano é o de identificar talentos. Ele passa o dia buscando o "diamante" que ele precisa. Escreva e publique artigos, participe de grupos de discussão e blogs. Faça parte de associações e contribua no seu meio profissional.

Seja equilibrada e sutil na hora da busca, não se deprecie. É difícil, mas a busca por uma oportunidade é o momento que você tem que mostrar mais estabilidade. Não publique em redes sociais frases como "preciso desesperadamente de trabalho", ou coisas parecidas. Isso não ajuda. Procure sua rede de relacionamentos, diga que busca uma nova oportunidade. Além disso, compartilhe seu CV e suas intenções com os headhunters sérios, que tem como prerrogativa a confidencialidade.

Mantenha sempre sua reputação nas redes sociais A rede social é como qualquer outro local de interação. Tudo que se diz nelas é visto e considerado em processos seletivos. Cuide de sua postura nelas como em qualquer outra situação. Caso tenha alguma reclamação a fazer sobre alguma empresa, faça de maneira respeitosa e com evidências. Caso contrário sinaliza uma instabilidade que desagrada as empresas. As redes são ferramentas muito boas para uma rápida interação, mas devem ser usadas de maneira racional. Guarde seus desabafos com a vida para um diário secreto.


Sabino ressalta que não existe fórmula mágica para conseguir uma oportunidade. "Buscamos compartilhar nossa experiência para aumentar as chances do profissional. Nosso trabalho não é apenas recrutar, mas orientar de uma maneira mais ampla. Um novo desafio profissional envolve muito mais que a simples troca. Muito deve se avaliar antes de dar o próximo passo e o maior responsável pela sua carreira é sempre você mesmo", conclui.

Por Livany Salles

Comente