10 expressões para evitar em entrevistas de emprego

entrevistas de emprego

Foto - Shutterstock

O portal norte-americano especializado em carreiras, Glassoor, fez uma lista com 10 palavras e expressões que devem ser evitadas, durante a entrevista de emprego. A ideia é ajudar quem procura emprego, com dicas sobre se expressar melhor e falar aquilo que os recrutadores esperam.

Confira a lista de palavras para evitar durante a entrevista de emprego:

1 - Palavrões

Em algumas regiões, determinados palavrões são usados de maneira leviana e, muitas vezes são soltos em locais inapropriados. Evite usar o tipo de dialeto na entrevista de emprego, já que pode ser o principal motivo da sua eliminação.

2 - Não

Evite expressões negativas, pois podem mostrar uma aparência pejorativa. Use frases positivas e evite o "não", substituindo por outras palavras que demonstrem firmeza e determinação. O "não" pode mostrar que o candidato é inflexível.

5 - Odeio

Da família da negatividade, o "odeio" pode eliminar de cara um candidato. Sabemos que o interessado pela vaga deve ser honesto, mas não seja escancarada! Falar sobre coisas que não gosta com mais leveza se torna mais compreensível.

4 - "Hum..."

As expressões devem ser evitadas, para mostrar mais precisão ao entrevistador. Preste bastante atenção, quando estiver falando, e busque dialogar com menos pressa - assim você conseguirá pensar nas melhores palavras ou frases.

5 - "Meio que"

Ficar em cima do muro só demonstra insegurança e instabilidade do candidato. Busque ser direto e evite muitos rodeios ao explicar suas decisões. Seja leve, mas não tente enrolar quem te entrevista. Não tente amenizar entre escolher "sim" ou "não".

6 - "Não sei"

A expressão segue a linha dos indecisos. Para o site, é melhor ter mais respostas na ponta da língua do que admitir que não sabe sobre o assunto posto em questão.

7 - "Você sabe..."

Para os recrutadores, a expressão não leva a lugar algum e é vazia. Novamente, ser direto e com leveza é a melhor saída para se destacar dentre os candidatos.

8 - Desculpe

Segundo o site, pedir desculpas por se atrasar ou perder algum dado importante (número do local, endereço, etc.) demonstra um sinal que falta profissionalismo no candidato. O objetivo é estar preparado para a interação de quem vai entrevistar e só se desculpar por algum acidente.

9 - "O quê?"

A maior gafe da entrevista de emprego é perguntar "o que a empresa faz?" ou "o que eu vou fazer aqui?". O site afirma que as situações demonstram que o candidato não estava preparado ou escutando o recrutador. Evite as expressões ao máximo e suavize a dúvida com: "Você poderia me falar mais sobre o que eu vou fazer no cargo?".

10 -Obcecado

É uma palavra negativa e pode ser substituída por "admiro tal coisa", "sou apaixonada por tal área", etc.


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: entrevista de emprego palavras