10 atitudes para manter a boa convivência no trabalho

10 boas boas para o ambiente de trabalho

Foto - Tim Pannell/Corbis.

Se existe uma frase que resume o segredo das boas relações entre as pessoas é "faça ao próximo o que você gostaria que ele fizesse com você". Mas devido à correria da rotina e ao costume que adquirimos em determinadas situações, deixamos esse pensamento de lado e nem prestamos atenção em nossas atitudes. Acredite, agindo dessa forma, você pode irritar muita gente, assim como os outros também devem te tirar do sério. Não é mesmo?

Para manter a "política da boa vizinhança" no ambiente de trabalho, montamos um breve manual de boas práticas . Se você concordar com alguns tópicos pelo menos (e quem sabe se identificar com outros!), já pode assumir o cargo de uma boa samaritana júnior, ok? Vamos lá:

1- Não roube a comida do próximo que está na geladeira e não deixe comida apodrecer na cozinha. O cheio não é dos mais agradáveis, sabia?

2 - Tudo bem que você pode ser uma pessoa bem popular e receber notificações no Whatsapp de 30 em 30 segundos. Mas, por favor, deixe o aparelho no silencioso. Ninguém é obrigado a se desconcentrar devido aos seus "piririns" ininterruptos.

3 - Comportamento inapropriado à mesa: não corte as unhas (ou pinte as unhas!), não pare o trabalho para tirar as sobrancelhas ou fazer o make do dia.

4 - Não coma na mesa do escritório alimentos com cheiro muito forte.

5 - Melhor não jogar os restos no lixo da sala e esperar o odor passar só quando a faxineira limpar. Os colegas de trabalho podem não conseguir se concentrar devido ao seu egoísmo!

6 - Ainda sobre cheiros: nem tudo, nem nada. Ao mesmo tempo em que é muito ruim trabalhar próximo a pessoas que não usam desodorante e acabam cheirando muito mal, pode ser até pior ficar ao lado de alguém com um perfume muito forte. Fica a dica!

7 - Não deixe a cozinha bagunçada, com pilhas de louças para lavar. Usou, lavou. Afinal, ninguém é obrigado a limpar sua sujeira.

8 - Conversar sobre o ambiente de trabalho é até saudável, mas fofocar o tempo todo pode não ser. Cochichar com pessoas é extremamente indelicado!

9 - Aproveitando o item anterior, vale lembrar que é muito chato gente que incomoda as pessoas a todo instante com perguntas, comentários e piadinhas desnecessárias.

10 - Se eu não sou sua melhor amiga, não quero saber com quem você teve relações sexuais no fim de semana passado. Intimidade tem limites, ok? Evite comentar em excesso os detalhes pessoais da sua vida.


Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente