Truques de limpeza para manter a casa limpa por mais tempo

Alguns segredos de limpeza vão te ajudar com as tarefas domésticas

Foto - Reprodução

Poeira, ácaros, gordura e outros fatores são responsáveis pela maior parte da dor de cabeça causada às donas de casa. E por conta disso, as tarefas domésticas são que quase que obrigatórias diariamente: varrer, passar pano, tirar o pó e lavar banheiro. Mas seguindo alguns truques de limpeza dá para manter a casa limpa por mais tempo, economizando horas de trabalho e produtos de limpeza.

1. Combate à poeira


Você pode combater a poeira, ajustando o nível de umidade da sua casa.  Mantenha o nível de umidade da sua casa entre 40% a 50% para eliminar a eletricidade estática, enquanto diminui o crescimento do ácaro da poeira. Isso porque os baixos níveis de umidade no ar causam a eletricidade estática, responsável por atrair a poeira e dificultar a remoção dela. Contudo, a alta umidade causa problemas também, sendo  um ambiente ideal para a proliferação de ácaros. Estes bichos microscópicos oferecem uma dupla ameaça: eles são um agente alérgeno comum e contribuem para a produção de mais poeira.

2. Mantenha os vidros do box sempre limpos

Você pode eliminar as manchas de pingos de água no box revestindo-os com um produto feito para para-brisas de automóveis, que repele a água. Quando aplicado ao vidro, este tipo de produto cria uma barreira invisível que faz a água, óleos e demais resíduos, como a espuma do sabonete, tocar a superfície do vidro e escorrer, sem marcar. Vale destacar que o produto repelente usado em para-brisa serve apenas para as superfícies de vidro e não de acetato ou acrílico.

3. Sele as bancadas de pedra

As bancadas de pedra natural , incluindo granito e mármore, são porosas, por isso, se elas não forem seladas, líquidos como vinho tinto, sucos e outros podem manchá-las.  Para manter suas bancadas intactas, aplique um produto selador duas vezes por ano. Para conferir se a bancada precisa de uma nova camada de seladora, despeje um pouco de água sobre a superfície da pedra natural. Se a água for absorvida de dois a três minutos, é hora de selar. 

4. Proteja seus móveis e tapetes

Sprays selantes de proteção para móveis e tapetes protegem contra derramamentos inevitáveis de bebidas e alimentos. Alguns desses produtos também protegem os tecidos para resistiram ao mofo, ao bolor e às bactérias. Com esses cuidados básicos é possível deixar sua casa limpinha com o mínimo esforço!

Por Renata Branco

Comente