Panos de limpeza: saiba como escolher

Para facilitar e otimizar a limpeza, saiba qual pano é indicado para cada tipo de superfície

Cada superfície exige um tipo de tecido de diferente para a limpeza. Foto: iStock/ Manuel Faba Ortega

Os panos de limpeza estão presentes em toda faxina e muitas vezes usamos o mesmo pano para diversas funções. Por isso, o VilaMulher traz um guia completo mostrando que separar os panos para limpar cada parte da casa pode fazer toda a diferença para otimizar o resultado da limpeza.


Na hora da escolha do pano, as pessoas optam por comprar e usar qualquer um, principalmente os que possuem funções multiuso e até mesmo aquela toalha e camiseta velha que têm em casa. O segredo é saber qual textura é indicada para cada superfície. Isso pode reduzir o esforço e o tempo gasto para a limpeza. 

Confira as dicas:

Pisos

Piso de madeira, laminado e porcelanato – para limpar e lustrar: para a limpeza de pisos de madeira ou laminados, os mais tradicionais são panos de algodão e microfibra. A tecnologia microfibra tem melhor desempenho perante o algodão, além de empregar menor esforço durante a limpeza, a durabilidade também é um diferencial. Ou seja, a microfibra é muito mais resistente, tem maior poder de remoção de sujeiras, de absorção de umidade e alta capacidade para revelar o brilho natural das superfícies, conferindo melhor acabamento.

Piso frio do banheiro e da cozinha - para uso nos pisos da cozinha, como em qualquer outro piso frio, indicamos panos com 100% algodão na composição, em função da capacidade de absorção. Para sujeiras mais pontuais e leves, também indicamos os panos de microfibra para uma limpeza eficiente e muito mais prática.

Azulejos

Azulejos do banheiro - para limpar azulejos sem utilizar esponjas e escovas, pode-se optar por panos de microfibra. Há inclusive modelos específicos para isso, com texturas inovadoras que fazem a função de esfregar, e ainda possuem entre as faces do produto uma camada de espuma para reter produtos químicos e gerar mais espuma, além de economizar água. Para secar, o ideal também são os

panos de microfibra, que tem a principal característica a alta capacidade de absorção.

Azulejos da cozinha - para o ambiente da cozinha, caracterizado pela necessidade de remover sujeiras mais difíceis, o ideal é utilizar panos que tenham duas texturas diferentes no mesmo pano, já disponível no mercado nacional. Para remover a sujeira sem riscar, o ideal é utilizar um tipo específico de pano de microfibra que tem textura semelhante a um velcro e para dar o acabamento na limpeza, o pano de microfibra com a textura lisa, finaliza e é responsável pela absorção.

 Móveis

Móveis de madeira ou MDF – tradicionalmente os panos de algodão e flanelas são muito utilizados para a limpeza de móveis e objetos de madeira, mas eles não têm a capacidade de lustrar e também não são eficientes na retenção da poeira. Somente as flanelas e panos de microfibra servem para lustrar, a microfibra, porém supera a flanela, pois é capaz de “agarrar” a poeira, permitindo uma limpeza muito mais eficiente. Como tendência, a microfibra vem ganhando cada vez mais adeptos, pois é muito versátil, os panos podem ser utilizados tanto molhado para a limpeza quanto a seco para lustrar.

Bancadas

Bancada da pia em aço inox - para a pia da cozinha com acabamento em aço inox recomenda-se a utilização de panos multiusos (feitos de viscose e poliéster). Panos de microfibras também são indicados, já que podemos utilizá-los tanto na limpeza seca e molhada.

Além disso, já existem no mercado, tecnologias exclusivas que complementam os panos multiusos. São panos que tem pontos de silicone em todo pano, que tem a capacidade de remover a sujeira sem riscar as superfícies.

Bancada da pia do banheiro - na bancada da pia do banheiro geralmente usa-se os panos multiusos tradicionais ( viscose e poliéster), panos com fibras 100% algodão ou ainda panos de microfibra.

Vidros

Principalmente vidros e espelhos devem ter um cuidado especial. Tradicionalmente, a limpeza é feita com jornal e álcool, removendo sujeira e marcas. No entanto, além de ser antiquado deixa “pelos” nas superfícies. O ideal é utilizar o pano de microfibra com um toque mais aveludado e delicado, que não deixa marcas nem solta fibras e dispensa uso de produtos químicos.

Como higienizar os panos de limpeza? 

A vida útil dos produtos depende do tipo de composição e ainda da severidade e frequência de uso. Geralmente panos multiusos tradicionais (composição viscose e poliéster), tendem a durar em média 3 utilizações por pano. Já os panos a base de algodão tem vida útil superior aos multiusos, já os panos de microfibra tem durabilidade ainda maior que todos os demais, podendo durar até mais de um ano se utilizado e higienizado corretamente.

Recomenda-se que após o uso, os panos sejam lavados em água corrente, após deixe secar naturalmente. Os panos de microfibra são mais resistentes que todos os demais, portanto podem ser lavados em máquina de lavar roupas, porém sem utilização de produtos químicos como sabão em pó e amaciantes.

Por Lívia Duarte

Comente

Assuntos relacionados: Lívia Duarte limpeza de casa