Ideias para espaços pequenos

espaços pequenos

Móveis com formato beliche são boas opções para quartos de criança, agregando outros móveis abaixo para aproveitar espaço - foto: My Full House

Você mora em um ambiente pequeno ou determinado cômodo da casa parece inaproveitável? Não se desespere, tudo tem solução! Algumas ideias criativas de aproveitamento de espaço vão facilitar muito as coisas na hora da decoração e organização. E não só isso! Tendo em mente alguns truques você sempre vai saber improvisar, seja no quarto, na cozinha, na sala ou no banheiro.

Um desses truques é evitar o desperdício de espaço. Sabe aquele monte e coisa amontoada, que poderia ser devidamente guardado em outro canto da casa, sem atrapalhar a circulação das pessoas? Então, hora de empacotar os trecos e dar outro destino a eles.

Outro truque, muito importante, diga-se de passagem - é o truque visual. Cores, iluminação e texturas fazem toda a diferença quando você quer dar a impressão de outra proporção, por exemplo, a iluminação. Quanto mais claro um lugar (de preferência luz natural) mais o espaço vai parecer maior. Isso serve para as cores, também. Cores claras nas paredes são bem vindas para em espaços minúsculos porque propagam e refletem a luz, enquanto que cores escuras absorvem a luz e criam a ilusão de espaço menor. Isso não significa que o cômodo necessariamente pede um tom branco ou amarelado. Você também pode apostar em tons neutros como bege, creme, de azul-acinzentado, lavanda, hortelã; cores que casam com tudo!

Essa disposição visual interfere bastante, tanto é que essa mistura de cores fortes e muita informação visual também acarreta a ilusão de espaços mais estreitos, por isso se for possível, invista em móveis monocromáticos. Não precisa abrir mão do colorido, desde que você escolha matizes mais suaves. Espelhos, vidros e transparências também são bem vindos na hora de criar o efeito de amplitude.

Evite tapetes e principalmente carpetes! Pisos lisos e únicos (de preferência mais claros) são mais indicados.

Evite também muitos objetos, cacarecos e afins. Se for possível evitar cortinas, melhor. Objetos menores e em pouca quantidade não só melhoram o efeito visual como deixam o dia dia mais prático e funcional por conta do espaço.


Por Jessica Moraes

Comente