Como escolher o edredon para o inverno

edredon

Shutterstock

Agora está praticamente impossível dormir sem edredon. O inverno chegou e as noites já estão bem mais frias. Se você está à procura de um modelo de novo, fique atenta a alguns fatores como o tipo de enchimento, o volume e a cobertura do edredon.

Os edredons podem ter enchimento natural (penas ou plumas) ou sintético (poliéster, por exemplo). Enquanto os naturais são isolantes térmicos, ou seja, mantém a cama aquecida, em contrapartida, podem provocar alergias, são mais caros e exigem uma lavagem a seco. Já os sintéticos são mais baratos e práticos, além de hipoalergênicos.

Quanto mais enchimento, maior é a gramatura do edredom e mais quente ele será, pois é capaz de isolar melhor e, assim, manter o calor liberado pelo corpo. Em um inverno rigoroso, os mais adequados são os pesados, com mais camadas de enchimento.

É importante também escolher a cobertura do edredon que mais agrada ao toque. Os tecidos naturais como algodão, linho, seda são os mais confortáveis e permitem a transpiração. A quantidade de fios também influencia na maciez. Quanto mais fios, mais quente é a fazenda, pois as tramas fechadas dificultam a passagem do ar.


Além disso, vale observar o tamanho. Se você é daquelas pessoas que se movimenta bastante à noite, a dica é comprar um edredon de tamanho maior que o padrão da sua cama, que abrange a cama inteira, a noite toda.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: edredon organização casa