Dicas para criar uma horta ou jardim vertical

A paisagista Marisa Lima explica como deixar as plantas mais saudáveis mesmo em pequenos ambientes
jardim vertical

O jardim vertical dá mais charme à qualquer ambiente! Saiba mais sobre a tendência. Foto: Marisa Lima

As hortas verticais são perfeitas para quem quer ter mais natureza dentro de casa, mas não têm espaço disponível para fazer uma horta ou jardim no chão. Práticas, compactas e decorativas, as hortas caseiras são também uma ótima aposta para aqueles que planejam cultivar temperos, frutas ou verduras orgânicas dentro de casa.

As hortas verticais são acessíveis e podem ser cultivadas por qualquer pessoa. De acordo com Marisa Lima, paisagista convidada da C&C Casa e Construção existem alguns pontos que devemos levar em consideração na hora de montar a horta ou jardim, como o tipo de planta, por exemplo. "Primeiramente, temos que saber a espécie ideal para a luminosidade (sol ou sombra). Depois, saber qual a dimensão que a planta terá quando adulta e só após isso podemos escolher a espécie ideal", explica Marisa para o VilaMulher.

E qual seria o material certo para a longevidade da planta? A profissional contou que costuma usar vasos plásticos ou de barro para seus projetos, mas que estes não são os únicos materiais. "Existem outras técnicas para se fazer o jardim vertical, como mantas especiais, construções de tijolos ou cimento próprios", diz. Agora, se o seu objetivo é criar uma parede completamente coberta com plantas é importante levar em consideração alguns cuidados, como impermeabilizar a parede que vai receber o jardim vertical e fazer irrigação automática de acordo com a necessidade das plantas.

jardim vertical

Jardim de tempeiros em caixas que são utilizadas como cachepots. Os temperos estão em vasinhos. Foto: Marisa Lima

jardim vertical

Jardim de meia sombra em varanda gourmet. Foto: Marisa Lima

 
jardim vertical

Interessante, não? Ainda de acordo com Marisa, jardins, hortas e paredes com plantas precisam ter uma manutenção mensal. Isto é importante para retirada de folhas e galho secos, adubação orgânica e detecção rápida de pragas ou doenças.

Melhores plantas para o jardim vertical:

  • Plantas para sombra ou meia sombra: samambaias, peperômias, columeas, chifre de veado, orquídeas. 
  • Plantas para o sol: asparagus,dionelas, bromélias de sol, liriops,setrecrésia.
  • Dicas para a horta vertical:

    Temperos, legumes, verduras e frutas precisam de pelo menos quatro horas diárias de sol pleno. Caso você queira fazer horta de temperinhos e chás na sombra é preciso repor sempre, pois eles não resistirão. Se possível, use adubos orgânicos e nunca pulverize agrotóxicos. Assim as plantas ficam muito mais saudáveis!

    Por Thamirys Teixeira

    Comente

    Assuntos relacionados: Thamirys Teixeira