Dicas de iluminação para plantas que ficam dentro de casa

plantas

Shutterstock

Tem plantas em casa? Para manter a beleza e a saúde delas você tem que, entre muitos fatores, se preocupar com a luz que elas recebem dentro da sua casa. Isso porque a luz é um alimento para a planta, além da água e outros nutrientes. Sem a luz do sol (ou luz artificial com o mesmo espectro) a planta não realiza fotossíntese, consequentemente, morrendo.

Por isso uma das considerações a ser feita ao ter plantas em casa é escolher o melhor local onde elas podem receber luz. Se elas ficam numa apartamento sem varanda, por exemplo, a dica é que as plantas fiquem perto da janela, até 3 metros de uma janela onde haja luz pelo menos 12 horas por dia.

Vale lembrar que o sol da manhã é mais frio do que o sol da tarde, que costuma ser melhor para a manutenção das plantas no verão, por exemplo.

Se as plantas estão crescendo com um espaçamento maior entre as folhas, ou elas ficam amarelas caem, assim como o crescimento esteja ocorrendo de forma mais lenta ou os brotos estejam se inclinando em direção à luz, tudo isso é sinal de que as plantas não estão recebendo luz suficiente.

Mas receber luz demais também é prejudicial. As folhas desbotam, murcham, podem ficar marrons, secas e caírem.

Plantas com flores precisam de, pelo menos, 12 horas de luz por dia. Já plantas com folhagens precisam de, no mínimo, 14 horas.


Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: plantas luz iluminação paisagismo