Como fazer um terrário? Passo a passo

Veja algumas técnicas simples para fazer seu jardim
como fazer terrario

Foto: Reprodução/inhabitat

Colocar um pouco de natureza em casa alegra qualquer ambiente. Mas nem sempre é possível adquirir uma planta grande ou que exija muitos cuidados. Para não perder a “flora” dentro de casa com facilidade e ter sempre um canto com um pouco de verde para alegrar o lar, uma boa saída é apostar nos terrários


Em alta na decoração, os terrários são pequenos arranjos ornamentais que trazem beleza para dentro de casa. Eles podem ser colocados em pequenos vasos, caixas, potes de vidros ou até mesmo em canecas. Devem ser escolhidas plantas suculentas, aquelas que armazenam água, para a manutenção ser mais simples. Com algumas ferramentas pequenas de jardinagem, é possível montar um jardim interno para você. 

como fazer terrario

Foto: Reprodução/inhabitat

Os terrários são escolhidos por aqueles que querem modernizar o ambiente e procuram uma alternativa aos arranjos de flores convencionais. Depois de montados, eles podem ser colocados em qualquer ambiente, inclusive banheiro, lavabo e cozinha. 

Os recipientes com a planta podem ser abertos ou fechados. Os formatos de triângulo ou cubo facilitam a ornamentação. Se forem bem cuidados, segundo especialistas, podem durar até dois anos. Se interessou em ter um desses em casa? A confecção é bem simples. Separe os materiais e faça seu próprio jardim interno.

Materiais

como fazer terrario

Foto: Reprodução/inhabitat

  • Recipiente para colocar o jardim (vaso, vidro, pote etc)
  • Pedras (em lojas de jardinagem você encontra as específicas para vasos de plantas)
  • Carvão vegetal (utilizado para evitar o apodrecimento das raízes)
  • Terra para plantas
  • Musgo (opcional)
  • Itens decorativos (opcional)
  • Mudas de plantas (prefira as suculentas)
  • Ferramentas para jardinagem
  • Tesouras
  • Luvas
  • Passo a passo para fazer um terrário

    1 - Lave bem o recipiente que irá receber as plantas para ter certeza que nada atrapalhará a saúde do seu jardim. 

    2 - Cubra o fundo com pedras especiais para jardinagem. Essa camada é importante para que a água não atrapalhe a planta. 

    como fazer terrario

    Foto: Reprodução/inhabitat

    3 - Adicione uma camada de carvão vegetal. A importância dessa fase é evitar a proliferação de bactérias, fungos e cheiros no seu jardim. 

    4 - Adicione a terra. É importante escolher o tipo de terra apropriado para sua muda. Cactos e plantas suculentas precisam de um tipo especial. 

    5 - Prepare a muda para ser colocada na terra. Se a raiz for muito longa, você pode cortar. Não precisa se preocupar, pois ela crescerá novamente. 

    6 - Cave um espaço na terra e coloque a sua mudinha. 

    como fazer terrario

    Foto: Reprodução/inhabitat

    7 - Depois, você pode adicionar acessórios para enfeitar o seu jardim: de enfeites a brinquedos. Limpe a terra que possa ter ficado no vidro e dê para sua planta um pouco de água. 

    Dependendo de sua muda, seu jardim pode ser regado até uma vez por semana. Escolha um pedaço da sua casa e enfeite com seu novo pedaço de natureza.

    Por Thamirys Teixeira

    Comente

    Assuntos relacionados: terrários