5 dicas para ter um lindo jardim

jardim

Shutterstock

Muita gente adora um jardim mas poucas sabem como cuidar. Até porque são muitos fatores a serem levados em conta, você sabe quais são? Ter um jardim não é pra qualquer um e nem estamos falando da falta de espaço.

Porque assim como um bichinho de estimação, plantas também requerem cuidado e atenção. Você, como iniciante, está pronta pra encarar essa tarefa? Vamos lá!

Cuidado - antes você precisa saber que para ter um jardim isso exige manutenção e zelo. Cuidados que vão depender da espécie e do clima do jardim. Algo muito indicado, por exemplo, é remover galhos e folhas secas e a adubagem duas vezes por ano.

Espécie - você deve escolher o tipo de planta de acordo com o lugar que você vive. Se é um espaço pequeno, se bate vento, de faz, sol, se é úmido, etc. Para jardins pequenos, o ideal é que se escolham espécies de médio e pequeno porte e para espaços maiores, plantas maiores. Dica: escolha plantas que floresçam em épocas distintas e de texturas variadas, isso mantém o jardim ‘vivo’ o ano inteiro.

Lugar - também é muito importante levar em consideração o local do plantio. Lugares com luminosidade e mais arejados são sempre melhores. Áreas de circulação, costumam ser estreitas e não combinam com algumas espécies e veja também se os vasinhos não vão atrapalhar a passagem.

Clima - O local costuma ser mais quente, mais frio? Atenção também com o vento. Se for uma área de muita ventania, evite o uso de espécies com folhas largas e compridas, prefira as mais resistentes

Tamanho - Informe-se direitinho sobre a espécie, sobre o quanto ela vai crescer ou não, pois invariavelmente você precise no futuro mudá-la de lugar.


Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: jardim decoração paisagismo