Truques para o seu banheiro dobrar de tamanho

Foto/Divulgação Vanessa Pummer

Apesar de a aquisição de um apartamento ser uma grande conquista para qualquer pessoa, muitos compradores não ficam satisfeitos com o tamanho dos banheiros desses imóveis, pois eles estão cada vez menores. Assim, uma pergunta que logo vem à tona é: como vou me organizar em um banheiro tão pequeno?

A boa notícia é que, mesmo com um espaço tão apertadinho, o banheiro pode se tornar um lugar bem confortável, aconchegante, organizado e funcional. Mas para conquistar todos esses itens é necessário que você saiba aproveitar e explorar cada cantinho. Por isso, consultamos a designer de interiores Vanessa Pummer, que deu algumas dicas de como otimizar o espaço do banheiro.

De acordo com a designer, existem alguns truques que fazem toda a diferença no momento de decorar o espaço. "Para ambientes pequenos o ideal é usar cores claras para ampliar o espaço. Aposte no branco ou no bege como cor predominante e use outras cores como foco pontual", explica Vanessa.

O foco pontual pode ser faixas de pastilhas coloridas no rodapé, rodateto ou faixa central para alegrar o ambiente ou, se preferir, aposte em pastilhas de cores escuras. "Você pode escolher as toalhas na mesma tonalidade das pastilhas para predominar a cor escolhida", sugere a designer.

Ela ainda ressalta que fazer a moldura do espelho em formato de pastilha e incrustar uma faixa na própria bancada de mármore traz um charme a mais ao ambiente. "Uma boa opção é fazer nichos dentro do box para otimizar o espaço com prateleiras para shampoos, por exemplo. Assim pode revestir com pastilha ou pedra", diz Vanessa.

Outra dica muito valiosa destacada por Pummer é em relação à quantidade de espelhos. Ela afirma que o espelho faz mágica no banheiro, pois causa a impressão de que o espaço é bem maior do que parece ser: "Quanto maior o espelho, maior a profundidade que você dará ao ambiente."

E no box, nada de escolher aqueles que são muito trabalhados e com detalhes escuros, pois deixam a ideia de o banheiro ser ainda menor. Vanessa destaca que os transparentes e com acabamento branco são os que causam impressão de grandiosidade e espaço. "Assim, de dentro do box você tem a sensação de que ele é maior, porque você consegue ver detalhes do banheiro inteiro", relata ela. "Instale o chuveiro no teto do box para otimizar ainda mais o tamanho dele", completa.


Em relação aos móveis, a designer de interiores assegura que não são necessários muitos móveis espalhados no banheiro para evitar a sensação aperto e pouca praticidade. "Escolha um gabinete com um nicho que, além de deixar o móvel clean, será útil para guardar toalhas e papel higiênico", finaliza Vanessa Pummer.

Por Stefane Braga (MBPress)