Truques de mestre para decorar banheiros pequenos

Até os menores espaços podem ter uma decoração bonita e inovadora. Saiba como a partir das dicas da arquiteta Leila Dionizios
banheiros pequenos

Foto: Istock/ Leila Dionizios Arquitetura

Ter um banheiro pequeno é a realidade de cada vez mais gente. Em decorrência do crescimento rápido das cidades e dos novos modelos de arquitetura para novos edifícios, por exemplo, os banheiros ficam cada vez menores.


Se este é o seu caso, você já deve saber que cuidar da decoração de um cômodo pequeno pode ser uma tarefa exaustiva. Pensando nisso, a arquiteta Leila Dionizios separou 10 dicas para a decoração de banheiros pequenos.

Confira e inspire-se:

1- Invista em bons revestimentos

Os revestimentos são a maior parte da decoração do banheiro, por isso escolha materiais bonitos, claros e fáceis de limpar. Os tons claros ajudam a dar amplitude visual e iluminar o espaço. Para dar personalidade a decoração, ladrilhos hidráulicos ou pastilhas podem criar detalhes coloridos.

2- Louças bonitas fazem a diferença

De acordo com Leila Dionizios, as louças são outro ponto importante que contribuem para a decoração de banheiros pequenos. Mais uma vez, os tons claros são seus aliados, pois ajudam a dar sensação de higiene e limpeza.

3- Metais diferenciados

Metais de boa qualidade deixam o espaço mais elegante. Além disso, eles não ocupam muito espaço e podem ser detalhes interessantes na decoração do banheiro. Escolha peças de design diferenciados para valorizar o espaço.

4- Truque infalível para aumentar o ambiente

Todo banheiro precisa de um espelho, acessório fundamental para cômodos pequenos. O espelho amplia visualmente o cômodo e ajuda na sua iluminação. Portanto, escolha uma peça de boa qualidade, apropriada para ambientes úmidos.Também é possível colocar móveis no banheiro, para guardar produtos de uso cotidiano e alguns materiais de limpeza. O importante é que o móvel escolhido seja de um material tratado para ambientes úmidos, e se integre bem ao espaço, deixando-o mais organizado e funcional.

banheiros pequenos

Foto: Istock/ Leila Dionizios Arquitetura

5- Aproveite TODO o espaço

Mesmo no banheiro, é possível explorar o cômodo verticalmente com a instalação de nichos e prateleiras. O importante é que eles não interfiram na circulação e fiquem numa altura segura. A dica de Leila é ficar atenta à  planta hidráulica da casa na hora da instalação. Se você não a possuir, uma saída é utilizar ventosas para prender esses acessórios

6- A porta pode fazer a diferença

Com pouco espaço, trocar a porta tradicional por uma de correr pode ser uma ótima ideia.

7- Iluminação é essencial

A iluminação é um ponto chave para quem tem banheiro pequeno, pois um bom projeto de luminotécnica pode ajudar a ampliar visualmente o espaço. Ter apenas uma luz central, mesmo num banheiro pequeno, nem sempre é suficiente. É bom complementá-la com uma luz direcional sobre a pia. Pontos de luz estratégicos podem ajudar a criar um clima de spa no banheiro. Prefira lâmpadas frias, como as fluorescentes e LED, que não vão levar ao aquecimento do cômodo e são mais econômicas.

8- Organização, sempre!

Tente acumular o mínimo possível de coisas no banheiro, pois é fundamental liberar o máximo de espaço para circulação e manter a higiene do cômodo. Embalagens vazias devem ir para o lixo, assim como produtos vencidos. O que não couber no armário e em prateleiras deve ser realocado, a fim de deixar o banheiro organizado e bonito.

Por Thamirys Teixeira

Comente