Sala de estar: duas tendências para a decoração

Veja dicas para ter uma sala com mais estilo e receba seus amigos!
sala de estar decoração

Foto: iStock/archideaphoto

Nada melhor do que um descanso em nossa sala de estar depois de um dia com tanta correria, não é mesmo? Por isso, todo cuidado é necessário na hora de construir nosso cantinho e, principalmente, no momento da decoração. A sala é um ambiente, que para muitos precisa ser descontraído e bem arrojado. Já para outros, basta uma decoração sóbria, enfim...tem gosto para tudo. Mas o que não podemos dispensar é o conforto, o aconchego e a praticidade, que este espaço irá proporcionar. 


Para explicar um pouco mais sobre a importância de uma boa decoração e a influência que ela tem no comportamento das pessoas, a arquiteta Nathalia Maule, da Santa, fábrica de ladrilhos, do Grupo Villagres, explica mais sobre este ambiente tão importante. Um dos pontos que ela ressalta é o poder que a decoração tem ao despertar estímulos sensoriais como: tranquilidade, bem estar, frescor, etc.

“Estas sensações podem ser influenciadas através das cores, texturas e formas. Textura e tons naturais trazem a paz e a harmonia da natureza para dentro de casa, transportando o ambiente externo para o nosso interior. Desta maneira é possível desacelerar a rotina insana de nosso dia a dia. Quando usamos produtos Vintage ou Retrô, inconscientemente, retornamos à memorias de nossa infância, talvez da casa de nossos avós, o que traz um aconchego e acolhimento ao lar”, completa Nathalia.

Há vários tipos de decoração que se alternam com estilo de cada proprietário. Confira abaixo duas tendências que podem servir de inspiração:

Tendência de sala retrô

sala de estar decoração

Foto: Divulgação

Referência da Casa Cor 2015, o estilo retrô ou vintage está super em alta. Esta tendência é uma releitura do “lifestyle” vivido nas décadas de 50, 60 e 70. “O ladrilho está ligado às lembranças, ao afeto e ao fascínio. Para aliviar o estresse diário, buscamos ambientes mais acolhedores, onde podemos encontrar paz interior e tranquilidade. Produtos de aparência natural e antiga (retrô) são bem aceitos”, completa Maule.

Na hora de aplicar os ladrilhos, basta usar a criatividade. As formas de aplicação são diversas: usado como peça decorativa em mesas, em formato de tapete, e  em pisos e paredes, no estilo patchwork e/ou dando um efeito de continuidade e amplitude.

Sala com tons neutros

sala de estar decoração

Foto: Divulgação

Outra tendência fortíssima, inspirada na Casa Cor 2015 e com destaques nos projetos arquitetônicos são os tons neutros (bege e cinza). O revestimento com mármore torna o ambiente ainda mais refinado. “Além de nunca sair da moda, o cinza – conhecido como tom urbano industrial chique – é considerado como a cor temática do ambiente, garantindo um visual clean e sofisticado”, frisa Maule.

Agora é só receber os amigos no maior estilo!

Por Thamirys Teixeira

Comente