Quarto de menina – veja uma seleção de quartos dos sonhos

quarto de menina

Que tal separar um cantinho especial para os bichinhos, bonecas e almofadas? foto: Momo Design

Qual mãe não se empolga quando a missão é decorar o quarto da filha? O quarto de menina é aquele cantinho especial da casa que as mulheres mais gostam de organizar e colocar seu toque feminino e pessoal.

Quando as meninas têm entre 4 e 11 anos, as mamães podem palpitar à vontade, afinal, na fase da adolescência a decoração fica por conta da própria menina. Mas mãe e filha podem decorar o quarto juntas. É sempre importante respeitar a vontade e os gostos da criança. E também é importante perceber o estilo da filha. Algumas meninas são mais românticas, outras são mais molecas. 

quarto de menina

Quem disse que todo quarto de menina dos sonhos tem que ser completamente cor-de-rosa? fotos: Petite Vintage Interiors | Cuckoo 4 Design

Nessa fase infantil é mais gostoso aproveitar o ambiente e decorar com os brinquedos preferidos delas, como bonecas e bichinhos de pelúcia. Embora o cor-de-rosa seja uma cor tradicional que a maioria das pequenas gostam por retratar o universo mágico das princesas, nem sempre é a preferência de todas. Por isso vale apostar em cores diferentes mas tão fofas quanto, como o amarelo, o lilás, o verde-água ou o azul turquesa, por exemplo.

Papéis de parede estampados com tecidos fofos também são um recurso mais original e tão bonito quanto! São ótimas formas de fugir do rosa-chiclete para não enjoar.

Mas um quarto cheio de beleza não precisa abrir mão da praticidade e do conforto. Vale optar por organizadores de brinquedos como prateleiras, cestos e nichos.

quarto de menina

Estantes, armários e gavetas para organizar os brinquedos são bem vindos! fotos: Decorative Bedroom | Decor Chick

Se for viável, há dois cantinhos possíveis de serem criados nesse ambiente que agradam e muito as meninas: um cantinho de estudos/desenho, com uma mesinha, caderno e muitos lápis-de-cor; e um cantinho lúdico, com um brinquedo mais atrativo, como uma casa de bonecas, uma cabaninha ou um palco para brincar de artista. Vale criar uma área onde possa estimular brincadeiras que despertem a imaginação e a criatividade.

quarto de menina

Cores pastéis e sem exageros não tiram o charme e o encanto de um quarto de menina! fotos: The Idea Room | Momo Design

Uma dica é não errar pelo excesso e amontoar o cômodo com brinquedos. O espaço também é essencial para permitir que a criança brinque, pule e se movimente sem problemas.

Preste atenção também em algum elementos datados, que podem perder o interesse da menina com o passar do tempo. Um personagem de desenho, por exemplo. Evite fazer quartos temáticos pois a probabilidade da dona do quarto se enjoar e querer mudar é maior.

quarto de menina

Beliches servem para quarto de irmãs e até para filhas únicas! fotos: Two Thirty Five Designs | Kidsomania

Outra dica: por mais que a gente adore se inspirar com esses quartos dos sonhos, nem sempre é viável reproduzir um com móveis e acessórios caríssimos. Mas mesmo com um baixo orçamento dá pra criar um ambiente tão lindo e encantador quanto. Basta um pouco de criatividade e algumas noções de decoração e harmonização dos elementos.

quarto de menina

Faixas e cortinas podem transformar o quarto em um ambiente mágico para as meninas! fotos: The Creative Imperative | Craft River

É possível, por exemplo, reaproveitar outras peças da casa. Pintar uma cômoda, revestir a moldura de um espelho, trocar a cabeceira da cama, investir num enxoval bem bonito, mudar as cortinas ou o tapete, reinventar um móvel ou peça com pátina, montar bandeirinhas, pompons de papel, pendurar quadros com ilustrações, entre outras coisas. 


Essas mudanças chamam atenção não só pelo resultado – o efeito acaba sendo lindo - como pela originalidade. Abuse da imaginação você também na hora de monta o quarto de menina dos sonhos!

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: quarto de menina dicas de decoração