Plantas ideais para sua casa!

Plantas ideais para sua casa

Divulgação

Que as plantas são peças fundamentais na decoração interna de nossas casas todo mundo já sabe. A grande dificuldade, porém, é acertar na escolha e nos cuidados das melhores espécies para os espaços disponíveis em ambientes como salas, corredores, escritórios, copas e até cozinhas.

Antes de comprar a planta, é importante avaliar o local onde ela deverá permanecer. De acordo com paisagista Maier Gilbert, especialista no assunto que atua em São Paulo, o ideal é sempre escolher um lugar com boa claridade e longe de aparelhos de ar-condicionado. A largura, altura e tamanho das raízes também devem ser observados para que a espécie caiba dentro do vaso e não se sinta sufocada. De qualquer forma, diz Maier, existem plantas mais indicadas para locais com pouca claridade, como Rafis, Zamioculcas, Jibóias e Filodendros. Ambientes com maior claridade podem receber Pleomele, Renda Portugus, Licuala, Pata de Elefante, Dracena Arbórea e Palmeira Chamaedorea.

Dicas de plantas

Divulgação

“Os tipos mais utilizados atualmente são as Licualas, Dracena Arbóreas, Rafis, Palmeiras Chamaedoreas e Cocus Wedelliano”, diz o paisagista. Ele explica que o uso de ar-condicionado deixa o ambiente mais seco, o que não é bom para plantas. “Em caso de viagem, a dica é deixar as janelas fechadas para dar um efeito estufa. E, é claro, se o período for longo, deixar alguém responsável pela rega”.

Para que as plantas de casa vivam bastante, as regras são:

- Colocar o dedo na terra e regar apenas se estiver seca. Não existe uma regra sobre quantas vezes por semana a rega deve ser feita. Cada local tem sua própria evaporação da água. O melhor é a sensibilidade.

- A cada seis meses, colocar 5 kg de húmus de minhoca misturado com adubo PK 10-10-10 e pulverizar com adubo foliar a cada 15 dias.

- Pulverizar com preventivos contra fungos Calda Bordaleza e contra isentos Biosoup ou óleo de Nim. Também pode-se passar uma brilha folha com óleo mineral que previne contra cochonilhas.

O mais legal é que as plantas de dentro de casa normalmente não são caras e podem ser compradas por a partir de R$ 30,00. Não se esqueça, porém de colocar nos custos a terra vegetal, que custa R$ 6,00 o saco, cinasita e manta de bidim para fazer a drenagem.

Leia também - Produtos de luxo para casa!

Por Adriana Cocco

Comente

Assuntos relacionados: casa plantas decoração ambientes