Pintura da sala de estar: guia completo de têndencias

O arquiteto Bruno Gap deu uma entrevista exclusiva ao VilaMulher e contou qual o segredo para ter uma sala de bom gosto
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Bruno GAP arquitetura

Projeto de Bruno GAP - Foto: Rafael Gap

A sala de estar é praticamente o cartão de visita da casa. Ela é o primeiro ambiente do lar e claro, o mais notado pelas visitas e mais frequentado pelos amigos e família. Por esses e outros motivos a pintura do cômodo deve estar sempre em dia, para deixar a sala com aquele clima confortável que você e a sua família merecem. Para te ajudar a escolher as cores de pintar a sala e até mesmo decora-lá da melhor forma, a C&C Casa e Construção convidou o arquiteto, designer de interiores e designer moveleiro Bruno Gap, da Bruno Gap Arquitetura para falar mais sobre o assunto.

Ele contou com exclusividade ao Vila Mulher alguns segredos para decorar sua sala de estar com o máximo do bom gosto. Veja aqui dicas do profissional

Cores da sala de estar

sala de estar projeto bruno gab

Projeto de Bruno GAP - Foto: Rafael Gap

Afinal, como escolher as cores certas? De acordo com Bruno Gap, tudo parte de uma inspiração. "Uma foto na internet, numa revista, algo que você viu na rua. Dentro disso escolha um tom que te agrade, eu sugiro sempre os tons acinzentados, cores muito fortes vão cansar fácil. A partir desse tom você pode pintar todas as paredes, ou então usar essas cores nos móveis, objetos ou então nos tecidos dos estofados. Tons acima e abaixo da cor que você escolheu sempre vão combinar", recomenda.

O branco ainda está em alta?

Bruno GAP arquitetura

Projeto de Bruno GAP - Foto: Rafael Gap

Você já deve ter se perguntado: com tantas opções e tantas mudanças de comportamento no que se diz à decoração da casa, será que ainda é certo apostar no branco? Bruno diz que SIM. De acordo com ele. o branco nunca vai sair de moda. "Ele é clássico, atemporal e sempre vai combinar com tudo. Na dúvida, vá de branco e jogue todas as outras camadas de cores por cima", diz ao VilaMulher.

Sala de estar cheia de tendências!

Bruno GAP arquitetura

Projeto de Bruno GAP - Foto: Rafael Gap

O arquiteto revelou que a brincadeira com tons diferentes e que formem desenhos diferentes podem ser o segredo para uma sala de bom gosto. "Eu acho interessante pintar as paredes de duas cores, a mais escura em baixo, numa faixa de 80cm ou 1m de altura por exemplo e uma cor mais clara em cima", diz. E como reproduzir um resultado mais chique e atemporal? Bruno recomenda adotar o tom sobre tom bem suave, como dois tons de off White por exemplo. "Se você for mais ousado, use uma cor mais forte, mas sempre busque um tom que não seja tão vivo".

Sim, você ainda pode decorar a sala com mais de uma cor!

sala de estar projeto

Projeto de Bruno GAP - Foto: Rafael Gap

Tudo isso com cuidado com a mistura, claro! "Eu sugiro escolher uma cor e passear entre todos os tons dela, desde o mais claro ao mais escuro. Por cima disso adicione cores em tecidos, objetos e quadros".

E as salas sóbrias?

Bruno GAP arquitetura

Projeto de Bruno GAP - Foto: Rafael Gap

Para quem prefere se manter no simples e certeiro, todas as cores entre o branco e preto passando por todos os tons de cinza são indicadas. Todos os tons de bege também ficam muito sóbrios, variando entre o branco e o marrom escuro.

Pintura de sala moderna

Bruno GAP arquitetura

Projeto de Bruno GAP - Foto: Rafael Gap

Bruno orienta que os tons quentes são excelentes para modernizar o ambiente. "Eu sugiro o amarelo, caramelo, verde pistache e até alguns tons de azul". Vale lembrar que os tons quentes deixam o ambiente mais aconchegante, viu?

"Tendência" para abolir JÁ!

O VilaMulher perguntou ao arquiteto qual tendência já caiu de moda e a resposta foi surpreendente e acredite, muito comum na casa dos brasileiros! Estamos falando da famosa pintura de destaque em uma só parede. "O ambiente fica muito mais bonito quando todas as paredes do ambiente estão revestidas do mesmo material ou pintadas da mesma cor", revela.

Por Thamirys Teixeira

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente