Móveis laqueados - como usá-los na decoração

A laqueação de móveis é um tipo de pintura, bem parecida com a que é feita nos automóveis
Móveis laqueados

Foto - Reprodução

Uma técnica muito aplicada nas décadas de 70 e 80 na decoração, a laqueação de móveis voltou com tudo como uma forma de repaginar o mobiliário da casa, dando mais leveza e modernidade aos ambientes. Os móveis laqueados ganham mais durabilidade e podem receber inúmeras cores, inclusive os tons mais fortes, já que o material bem brilhante garante um aspecto espelhado e bem ousado.


E praticamente qualquer tipo de móvel, dos mais antigos aos mais modernos, pode ser laqueado, especialmente o mobiliário de madeira, inclusive as peças que possuem acabamentos em vidro ou metal. E embora essa técnica seja aplicada mais no mobiliário, como em cômodas, estantes, mesas de centro, mesas de jantar, armários de cozinha e cristaleiras, a laqueação também é aplicada nas portas da casa, sendo uma opção para quem não pretende trocá-las tão cedo.

Móveis laqueados

Foto - Reprodução

Além da aplicação de cor única, existe a possibilidade de uso de diferentes cores em uma mesma peça, o que fica bem interessante. Porém, é preciso ter cuidado com essa escolha, pois o ideal é que as peças laqueadas tenham certa distância umas das outras, principalmente quando estão dispostas em um espaço pequeno. Isso reduz as chances de deixar o cômodo ainda menor visualmente.

Como é feita a laqueação?

A laqueação é um tipo de pintura, bem parecida com a que é feita nos automóveis. Mas antes de aplicar a tinta é preciso preparar a superfície a ser laqueada, pois qualquer desnível ou arranhado pode comprometer o resultado do trabalho. Primeiro, a superfície é lixada e, então, aplica-se uma resina, um tipo de prime que alisa totalmente a madeira. Com uma espátula, toda a base é nivelada com cuidado, retirando todas as imperfeições. Só então a tinta da laqueação é aplicada.

Móveis laqueados

Foto - Reprodução

E com o móvel já laqueado, vêm os cuidados com a limpeza da peça. O ideal é usar somente um pano úmido e um seco. Caso os móveis tenham manchas de gorduras, é possível retirar as manchas com detergente neutro ou sabão de coco, sempre passando um pano seco em seguida.  

Por Renata Branco

Comente