Feng Shui no quarto do bebê: ambiente leve e boas energias!

Dicas para deixar o quarto do bebê mais aconchegante de acordo com o Feng Shui
feng shui quarto bebê

Foto: iStock/monkeybusinessimages

O Feng-Shui é uma prática milenar chinesa, que têm por objetivo organizar os espaços para atrair influências benéficas da natureza. A harmonização se dá a partir da decoração, das cores e da disposição dos móveis, além da inclusão ou exclusão de alguns itens. Feito para trazer mais equilíbrio entre as energias do ambiente e de quem está nele, o Feng-Shui é uma ciência milenar chinesa que pode ser aplicada em diversos cômodos. 

E um deles que pode se beneficiar muito dessa técnica é justamente o quarto do bebê! Cores, objetos, cheiros e sons são muito importantes na hora de decorar, fique atenta! Para você deixar o cantinho do seu bebe mais aconchegante e agradável, confira as nossas dicas de como aplicar o Feng-Shui.


As cores são elementos muito importantes nesta técnica. Cores claras e suaves como o branco, verde, azul, rosa e lilás são as mais adequadas. Com elas, você consegue elaborar um ambiente saudável e apropriado para as necessidades do seu bebê. Evite os tons mais fortes como amarelo vermelho e laranja. Eles são intensos e estimulantes, por isso não são recomendadas no ambiente dos bebês. O ideal é usar essas cores em detalhes ou nos brinquedos. Nem é preciso dizer que, quanto mais ele for aconchegante e receptivo, melhor para o seu bebe.

  • Azul: contém o elemento água, que é pura emoção. Ele acalma, tranquiliza e traz paz. Faz ótima combinação com o branco, que traz frescor e clareza.
  • Branco: é a cor da paz e harmonia.
  • Lilás: é uma cor relaxante. Prefira usá-la nos detalhes, combinada ao verde, por exemplo.
  • Rosa: é o tom do amor. Tem propriedades relaxantes e pode ser combinada ao verde ou ao branco.
  • Verde: traz saúde, equilíbrio, harmonia e crescimento. 
  • A posição e o modelo do berço de bebê

    feng shui quarto bebê

    Foto: iStock/zuzulicea

    O berço deve ser a prioridade no momento de aplicar a técnica no quarto do bebê. A melhor posição é manter o móvel com a cabeceira encostada na parede. Certifique-se que os pés não estejam voltados diretamente para a porta. A parede em que o berço vai estar encostado não deve fazer divisa com o banheiro. Esse ambiente rouba a energia dos outros espaços. Evite também a parede da sala por conta dos aparelhos eletrônicos, que interferem na saúde e na qualidade do sono. Se possível, coloque o móvel longe das janelas por conta da forte corrente de energia e também de vento.

    Feng Shui para o bebê: móveis

    feng shui quarto bebê

    Foto: iStock/zuzulicea

    O modelo do móvel também pode influenciar:  Prefira berços com cabeceira inteiriça que são mais seguros aqueles modelos vazados. As regras de cores também podem ser aplicadas ao móvel. Ou seja, cores suaves! 

    Disposição dos móveis: depois de posicionar o berço, pense na poltrona de amamentar. É melhor que ela próxima ao berço e de frente para a porta do quarto. O restante dos móveis pode ser distribuído de acordo com o tamanho do cômodo.

    Sem excessos: tente deixar o ambiente o mais claro e espaçoso possível, ou seja, evite muitos móveis e tenha só o necessário. Procure tornar o ambiente alegre, arejado e suave.

    Esquinas no Feng Shui: no Feng-Shui, as esquinas simbolizam energia cortante e de forte hostilidade e agressividade. Por isso e pela segurança, opte por móveis com formas arredondadas. Se não for possível, procure ocultar as quinas com móbiles, pingentes, luminárias ou cubra-as com tecidos para minimizar o efeito negativo no cômodo.

    Espelhos: espelhos não são recomendados. Eles podem influenciar no equilíbrio energético do quarto.

    Outros objetos: Prefira bichos de pano e tecido aos de pelúcia para evitar o acumulo de pó e o desenvolvimento de alergias. Outra regra importante do Feng-Shui é evitar prateleiras em cima do berço. Segundo Cris Ventura, elas podem passar a sensação de opressão. Coloque fotos dos pais pelo cômodo para simbolizar segurança e opte sempre por tecidos confortáveis, preferencialmente de algodão para cortinas, lençóis, mantas e bichinhos.  Já eletrônicos, não são recomendados, porque podem afetar o sono e a disposição do bebê, tornando-o mais agitado e não permitindo um sono tranquilo.

    Cheiros e sons no quarto do bebê

    aroma quarto bebê

    Foto: iStock-Anna-Ok

    Deixar o quarto do nenê com alguns cheirinhos específicos é um jeito prático e eficiente de aplicar o Feng-Shui na área. Algumas dicas de aromas são:

  • Lavanda: acalma.
  • Tangerina: é revigorante e muito bom para quando o pequeno estiver com resfriados, mas deve ser evitada à noite.
  • Eucalipto: ajuda na respiração e elimina as energias negativas do ambiente.
  • Já os sons devem ser o mais ambiente mais suave possível. Prefira sons da natureza, como passarinhos, grilos, chuva e cachoeiras. Se quiser colocar música, opte pelas clássicas ou instrumentais. Mas lembre-se de não colocar diretamente no berço.

    Aplicando essas dicas de Feng-Shui com carinho no quarto do seu bebe, naturalmente ele sentirá todo o aconchego e a bem vinda ao seu lar!

    Por Fátima Gomes

    Redes Sociais da autora:

    Whatsapps:+ 56 988496956

    Facebook: /fatimagomes.net/

    Twitter: @Fatimagomesbr

    Play Store: goo.gl/LyRd5c

    Comente