Fachada x Hall: dicas para decorar o cartão de visitas da casa

Arquiteta e design de interiores responde perguntas frequentes sobre a fachada ou hall de casa
hall de entrada

Projeto de Sandra Croppo. Foto: J.Vilhora

Qual o cartão de visita da sua casa? Quem mora em casa pode aproveitar a fachada da casa para trazer originalidade. Já os que moram em apartamento podem usar o hall da casa para expandir a criatividade e mostrar o bom gosto, até mesmo em espaços pequenos.

Seja em casa ou apartamento, o importante é mostrar a que veio e decorar bem o "cartão de visita" do lar. Para falar mais sobre isso, a arquiteta e designer de interiores Sandra Croppo contou com exclusividade ao Vila Mulher truques infalíveis para deixar a sua casa ainda mais bonita e estilosa.

Veja aqui a entrevista da convidada da C&C Casa e Construção e tire inspirações para deixar o seu hall ou fachada com a sua cara. Confira:

Quais as melhores cores para usar em uma fachada de casa?

Acredito que precisamos fazer sempre uma leitura que favoreça a harmonia das formas e cores. As cores frias, e mais escuras tendem a trazer uma certa elegância e menor manutenção. Por outro lado, as cores quentes e alegres são insubstituíveis para uma arquitetura mais contemporânea e jovial! Tudo depende da atmosfera da fachada.

E os materiais? Quais são adequados para ambientes externos?

Existem diversos acabamentos interessante. Eles vão desde pedras naturais até porcelanatos que "imitam" madeira, por exemplo. A escolha do material depende muito do orçamento a ser respeitado. Quem está em dúvida pode optar pelas as tintas acrílicas, que são muito bem vindas e específicas para áreas externas.

Devemos usar a iluminação para melhorar o hall ou a fachada da casa?

hall de entrada

Projeto de Sandra Croppo. Foto: Sérgio Israel

Seria uma boa escolha! A iluminação é essencial para compor qualquer cenário, seja interno ou externo, residencial ou comercial. Ela valoriza todos os espaços e por isso deve ser  tratada com muito cuidado, além de ser pensada desde o início de um projeto.

Como escolher a porta adequada para a casa ou apartamento?

hall de entrada

Projeto de Sandra Croppo. Foto: Sérgio Israel

Precisamos primeiro entender qual tipo de porta o espaço nos permite usar. Todas as portas tendem a compor uma fachada, ou um hall de entrada, portanto ao meu ver, o que está em alta é o bom critério da harmonia. Na dúvida, escolha sempre uma que fará uma composição agradável ao olhar!

Quais elementos não podem faltar em um hall de entrada?

hall de entrada

Projeto de Sandra Croppo. Foto: J.Vilhora

Gosto muito de espelhos, para ambientação dos halls pois eles possibilitam a amplitude e reprodução de luzes.

Qual o piso adequado para o hall de entrada?

hall de entrada

Projeto de Sandra Croppo. Foto: J.Vilhora

Todos os pisos são super bem vindos, tudo vai depender da combinação de elementos. Um bom projeto não precisa ostentar, tem que ter equilíbrio e ser belo no seu contexto.

Por Thamirys Teixeira

Comente