Dicas para escolher televisão em 3D

Dicas para escolher aparelho 3D adequado

Você sabe escolher o melhor modelo de TV 3D para sua casa? O oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Neto, dá dicas para escolha do aparelho e óculos 3D apropriado.

A dica para escolher o aparelho é verificar o tipo de óculos adequado à tecnologia do monitor. Nem sempre o mais caro é o melhor. O especialista afirma que os equipamentos de menor custo funcionam com óculos passivos que têm lentes polarizadas, ou seja, uma vermelha, outra azul. Eles jogam imagens diferentes em cada olho, de menor definição, mas este tipo de tecnologia causa dor nos olhos, tontura e dor de cabeça.

Os mais caros são os aparelhos que funcionam com óculos ativos. Estes oferecem imagens de alta definição, mas criam um efeito desagradável de cintilação que provoca dor de cabeça, tontura e dor nos olhos. O especialista explica que isso acontece porque os óculos ativos são alimentados por baterias e dispõem de lentes microscópicas que abrem e fecham de 25 a 30 vezes por segundo. Este movimento é sincronizado com os quadros da TV e criam nos nossos olhos a sensação tridimensional.


O médico lembra que independente da tecnologia só consegue ver 3D quem tem olhos sadios, vícios refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo corrigidos e olhos alinhados. Ainda assim o cansaço visual é muito maior que o provocado pelo computador. Enquanto numa apresentação 3D algumas pessoas sentem dor de cabeça após 10 minutos, no computador dificilmente isso acontece antes de 2 horas. Por isso, na opinião do médico a TV 3D só vai ter boa aceitação se a quantidade de programação em três dimensões for bem dosada.

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: compras