Dicas para decorar o quarto das crianças

quartocrianças

A cor laranja nas paredes é capaz de trazer a sensação de bem estar, e também estimula o aprendizado. Foto - Shutterstock

Quer seja época de férias ou não, muitos pais procuram atividades para realizar com seus filhos. Uma excelente oportunidade é redecorar o quarto das crianças, pois, além de ser um programa que você irá fazer com seu filho, a decoração do quarto dele pode influenciar nos estudos.

Não há regras para a construção de um ambiente ideal,mas algumas dicas são importantes, de acordo com a arquiteta e consultora da Futura Tintas, Anna Flávia Bueno e o prof. Giba Alvarez, diretor do Cursinho da Poli.

Segundo eles, quando nosso cérebro capta as cores ele faz nosso corpo passar por diversas sensações impactantes e, dependendo da cor que detém, afeta não somente nosso humor, mas também nosso raciocínio.

É importante tomar alguns cuidados com as cores, principalmente quando o quarto for o local de estudos do seu filho. Cores vibrantes como os laranjas e amarelos são estimulantes. Essas cores que nos remetem a luz do sol e automaticamente faz nosso organismo produzir um hormônio que se chama serotonina, que nos traz uma sensação de bem estar e estimula o aprendizado.

Já as cores suaves como azuis e verdes, estimulam a criatividade e a concentração. "Um ambiente com itens de decoração ou paredes em azul não é apenas relaxante, mas ótimo para o local de estudo, sendo uma boa opção para o dormitório de um estudante", diz a consultora.

A iluminação não pode ser esquecida. Ela tem um papel fundamental. No local de estudo é preciso que haja uma ótima reprodução de cor e intensidade de luz, e é indicado utilizar uma luz fria, pois é estimulante. Já na área de descanso o ideal é o oposto: uma intensidade de luz mais baixa e uma luz mais quente para ter um bom descanso.

Claro que os detalhes também contam e organização é essencial. Caixas organizadoras, prateleiras, gavetas e armários são importantes para ter os materiais arrumados. Bancada, cama, poltrona e móveis que permitem a criança sentar confortavelmente são essenciais para o ambiente se tornar agradável.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: crianças decoração quarto