Decoração X personalidade - dicas para acertar no 'toque feminino'

Você se considera básica, moderna ou clássica? Saiba aqui como decorar a casa para que ela tenha a sua cara!
decoração feminina

Istock/Naphat_Jorjee

Sabe aquele clássico 'toque feminino' que todo ambiente precisa? É preciso um pouco de bom senso e principalmente bom gosto para não errar na hora de usa-lo na decoração.


Para facilitar na montagem do ambiente feminino e na escolha adequada dos itens decorativos, a arquiteta e consultora da Telhanorte Conceito, Sabrina Campos, apresentou para o VilaMulher dicas práticas e simples, que fazem toda a diferença no design de interiores. 

De acordo com ela, a primeira coisa que deve ser observada antes de pensar no projeto de decoração é a personalidade da mulher que vive no ambiente, ou seja, se é clássica, moderna ou básica.

Também é importante evitar cometer erros na escolha dos elementos decorativos. “Em caso de mulheres clássicas, notamos que, por mais que apreciem o vintage, elas não ficam presas no tempo e sempre se atualizam com as novidades. Esse perfil feminino mantém a preferência aos detalhes e, para isso, devem ser escolhidos tons sóbrios de bege, cinza, marrom, preto e branco, para serem acompanhados de estampas de flores, arabescos e listras”, explica Sabrina Campos.

A especialista destaca que, quando a moradora é uma mulher moderna, com um perfil independente e despojado, sem medo de arriscar em formas e cores, são indicadas tonalidades mais vibrantes e chamativas, como azul, rosa, lilás e vermelho, além das estampas geométricas ou abstratas. 

“Quanto às mulheres básicas, nota-se que elas tendem a apreciar cores e estampas neutras e delicadas, mantendo a discrição e o romantismo na decoração. Para esse perfil, são indicados os tons de branco, bege e preto, com superfície lisa e pouca textura”, acrescenta Sabrina.

De forma geral, as estampas de flores e bolinhas, além dos  tecidos de textura delicada, como linhos e sisal, combinam muito com o universo feminino. Em relação aos móveis, a cor da mobília acaba influenciando muito no momento de compor a decoração.

As cores claras e vivas proporcionam um ar mais moderno e despojado, enquanto as cores escuras dão um ar mais sóbrio e clássico. Além dos porta retratos, acessórios que registram momentos e experiências junto de amigos e familiares, os vasos, enfeites, almofadas e mantas são indicados para proporcionar a elegância, a delicadeza e a essência emotiva da alma feminina.

Outro item indispensável é o espelho. Nesse caso, Sabrina orienta quanto ao uso das molduras adequadas para cada tipo de decoração. “As molduras devem combinar com o restante do espaço para não tornar o ambiente carregado de informações. Antes da escolha da moldura, é essencial avaliar o lugar como um todo para, em seguida, escolher a peça, que pode ser colorida, com arabescos ou até mesmo sem moldura alguma, se for o caso”, conclui.

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: decoração casa